Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino elaboradas por Davydov e seus colaboradores
The concept of division and multiplication in the propositions of teaching by Davidov and his co-workers

Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio, Sandra Crestani

Resumo


Este artigo consiste na análise do movimento conceitualadotado por Davydov e seus colaboradores ao proporem o ensino do conceito de multiplicaçãoe divisão no segundo ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados nos livrosdidáticos e livros de orientações aos professores publicados pelo mencionadogrupo. As significaçõesconceituais são reveladas durante o desenvolvimento das tarefas. A introduçãodo conceito de divisão e multiplicação em Davydov ocorre a partir da retanumérica. Durante o processo de análise das proposições davydovianas,constatamos que os conceitos de multiplicação e divisão estão fortementefundamentados, cientificamente, nas propriedades fundamentais da matemática.

 

Abstract

This article presents an analysis of the conceptual movement adopted by Davydov and his co-workers when they have purposed the teaching of multiplication and division concepts in the second grade of Elementary School. The data has been collected in textbooks and guidance to teachers published by the group mentioned before. Conceptual significances are revealed during the development of tasks. The introduction of multiplication and division concepts is performed from the geometric representation that is fundamental in Mathematics, the number line. By the analysis of Davydov’s propositions, it was observed that multiplication and division concepts are strongly based scientifically in the Mathematics properties.



Palavras-chave


Davydov; Divisão; Multiplicação.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA