Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino elaboradas por Davydov e seus colaboradores<br>The concept of division and multiplication in the propositions of teaching by Davidov and his co-workers

Autores

  • Josélia Euzébio da Rosa UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.
  • Ademir Damazio Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Sandra Crestani UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - CRICIÚMA/SC

Palavras-chave:

Davydov, Divisão, Multiplicação.

Resumo

Este artigo consiste na análise do movimento conceitualadotado por Davydov e seus colaboradores ao proporem o ensino do conceito de multiplicaçãoe divisão no segundo ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados nos livrosdidáticos e livros de orientações aos professores publicados pelo mencionadogrupo. As significaçõesconceituais são reveladas durante o desenvolvimento das tarefas. A introduçãodo conceito de divisão e multiplicação em Davydov ocorre a partir da retanumérica. Durante o processo de análise das proposições davydovianas,constatamos que os conceitos de multiplicação e divisão estão fortementefundamentados, cientificamente, nas propriedades fundamentais da matemática.

 

Abstract

This article presents an analysis of the conceptual movement adopted by Davydov and his co-workers when they have purposed the teaching of multiplication and division concepts in the second grade of Elementary School. The data has been collected in textbooks and guidance to teachers published by the group mentioned before. Conceptual significances are revealed during the development of tasks. The introduction of multiplication and division concepts is performed from the geometric representation that is fundamental in Mathematics, the number line. By the analysis of Davydov’s propositions, it was observed that multiplication and division concepts are strongly based scientifically in the Mathematics properties.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Ademir Damazio, Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Sandra Crestani, UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - CRICIÚMA/SC

Graduada em Matemática - UNESC. Pós graduada (especilização) em Educação Matemática - UNESC.

Downloads

Publicado

2014-05-03

Edição

Seção

Artigos