Uma proposta para inserir a análise de erros em cursos de formação de professores de matemática

Autores

  • Helena Noronha Cury UNIFRA

Palavras-chave:

Erros, Dificuldades, Obstáculos, Cursos de formação de professores de Matemática.

Resumo

Resumo

Neste artigo, são apresentados dados parciais de uma investigação que tem como um de seus objetivos o aprofundamento de análises de erros ou dificuldades de alunos ou professores na resolução de questões de Matemática. De um total de 902 dissertações ou teses defendidas em cursos de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática, foram encontradas 39 produções que abordam erros, dificuldades ou obstáculos. Essas produções foram analisadas e foram destacadas as que trabalham com professores. Para discutir os dados, faz-se uso das ideias de Deborah Ball e colaboradores sobre conhecimento matemático para o ensino e propõe-se uma inserção da análise de erros em cursos de formação inicial ou continuada de professores.

Palavras chave: Erros. Dificuldades. Obstáculos. Cursos de formação de professores de Matemática.

Abstract

In this paper, we present preliminary data from an investigation that has as one of its goals the deepening of analysis of errors or difficulties of students or teachers to solve mathematical questions. Through a total of 902 dissertations or theses in post-graduate courses of science and mathematics teaching, were found 39 productions that deal with errors, difficulties or obstacles. These productions were analyzed and those that work with teachers were highlighted. To discuss the data, we make use of ideas of Deborah Ball and collaborators on mathematical knowledge for teaching and we propose an integration of error analysis in initial or continuing teacher training courses.

Keywords: Errors. Difficulties. Obstacles. Mathematics teacher training courses.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALENCAR, E. S. de. Conhecimento profissional docente de professores do 5º ano de uma escola com bom desempenho em matemática: o caso das estruturas multiplicativas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

ALENCAR, E. S. de; SILVA, A. F. G. Conhecimento profissional docente: o caso das estruturas multiplicativas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16., 2012, Canoas. Anais… Canoas: ULBRA, 2012.

BALL, D. L. Knowledge and reasoning in mathematical pedagogy: examining what prospective teachers bring to teacher education. 1988. Tese (Doutorado em Filosofia) – Michigan State University, East Lansing, Michigan, 1988.

BALL, D. L.; BASS, H. Toward a practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: DAVIS, B.; SIMMT, E. (Ed.). Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group, 2002. Disponível em: <http://publish.edu.uwo.ca/CMESG/pdf/CMESG2002.pdf#page=13 >. Acesso em 12 set. 2013.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BORASI, R. Reconceiving mathematics instruction: a focus on errors. Norwood, N.J.: Ablex Publishing Corporation, 1996.

CAVASOTTO, M. Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CURY, H. N.; KONZEN, B. Classificação e análise de erros em álgebra. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2006, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2006.

CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte; Autêntica, 2007.

XXXX. 2013.

DE CARLI, F. A. R. de. A aprendizagem de geometrias não-euclidianas: um estudo realizado com alguns professores da rede pública de ensino. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

DIAS, J. L. A propriedade distributiva da multiplicação: uma visão diagnóstica do processo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 15., 2004, Caxambu. Anais... Disponível em:

<http://www.anped.org.br/reunioes/25/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc>. Acesso em: 22 set. 2011.

JUNHO, B. A. P. Panorama das dissertações de Educação Matemática sobre ensino superior da PUC-SP de 1994 a 2000. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

MAGNUS, M. C. M. Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MELO, M. V. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática na UNICAMP: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

MELLO, E. M. Análise de dificuldades de alunos com o algoritmo da subtração. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

MOREIRA, P. C. 3+1 e suas (in) variantes: reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 26, n. 44, p. 1137-1150, dez. 2012.

PAIAS, A. M. Diagnóstico dos erros sobre a operação potenciação aplicado aos alunos dos ensinos fundamental e médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

PERON, L. del C. Um processo de pesquisa em colaboração e a formação continuada de professora de matemática a respeito dos erros de seus alunos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.

SANTOS, G. L. dos. Como professores e alunos do Ensino Médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escrita. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Edição

Seção

Artigos