À busca de uma epistemologia do professor: a propósito da construção do número natural
Research to a epistemology of the teacher: in terms of the natural number construction

Wilson Pereira de Jesus

Resumo


Uma digressão acerca do conhecimento e do conhecimento matemático tendo como foco o conceito de número natural e o sistema de numeração decimal. Trata-se de um convite aos professores da educação básica, principalmente para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Discute questões adstritas ao conhecimento matemático; à construção do conceito de número natural respaldando-se em concepções da epistemologia evolucionária e da epistemologia genética. Aplica as concepções epistemológicas da matemática num exemplo baseado em experimentos com estudantes de graduação acerca da construção do número natural e do sistema de numeração decimal utilizando recursos materiais simples.A digression about the knowledge and mathematical knowledge focusing on the concept of natural numbers and the decimal numbering system. This is an invitation to teachers of basic education, mainly for teachers from early years of elementary school. One discusses issues assigned to the mathematical knowledge; to the construction of the concept of natural number based on conceptions of evolutionary epistemology and of genetic epistemology. Epistemological conceptions of mathematics are applied to an example based on experiments with undergraduates about the construction of the natural numbers and the decimal numbering system using simple materials resources.

Palavras-chave


epistemologia; número natural; construção do número

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA