A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras
The mathematics lesson in the initial years as an object of investigation for teachers-researchers

Adair Mendes Nacarato

Resumo


Neste artigo, realizo um estudo meta-analítico, tendo como corpus de análise três dissertações de mestrado de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que tomaram sua sala de aula de matemática como objeto de investigação. Analiso as convergências dessas três práticas, apontando para a emergência de uma culturade aula de matemática que se constitui a partir da perspectiva histórico-cultural e do cenário que se estabelece; e que considerao papel central da linguagem e da comunicação, bem como o papel das tarefas matemáticas. Os indícios encontrados nesses trabalhos evidenciam como os elementos constitutivos dessa cultura precisam ser compreendidos de forma articulada, com destaque para o papel do registro dos alunos e das professoras.In this article, I carry out a meta-analytical study, having as analysis corpus three master dissertations written by teachers from the initial years of secondary school, who used their mathematics lessons as investigation object. I analyse the converging points of these three practices, pointing out the emergency for a mathematics lesson culture based on the historical-cultural perspective and the scenario that is set up; and which considers the central role of language and communication, as well as the role of the mathematics tasks. The evidences found in these works reveal that the elements which make upthis culture need to be understood in an articulated way, highlighting the role of the students’ and teachers’ notes.

Palavras-chave


cultura de aula de matemática; natureza das tarefas matemáticas; a comunicação nas aulas de matemática; professora-pesquisadora

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA