Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação [matemática] de professores pedagogos<br>Between the gaps of a significant teaching: openings for a debate in the training [mathematics] of teachers

Autores

  • Janaina Gorette Moreira de Bitencourt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosilene Beatriz Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joseane Pinto de Arruda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

É comum em muitos documentos educacionais atuais no Brasil a defesa de um ensino significativo, ou seja, um ensino que permita fazer correlações entre os conteúdos mediados na escola e os saberes adquiridos no dia a dia. A partir desta matriz educacional desenvolveu-se um estudo que buscou investigar, com base em questionários respondidos por dezoito professores da rede municipal de Florianópolis, SC, que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental, como as respostas dos entrevistados atravessam e são atravessadas pelo discurso educacional corrente sobre um ensino [de matemática] significativo, guiando concepções e caminhos metodológicos. A partir da análise, percebem-se aproximações, ecos e distanciamentos, mas também, tensões, que muito mais do que se situarem nos discursos obrigatórios da legislação, remetem a pensar em desafios na formação docente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaina Gorette Moreira de Bitencourt, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.

Joseane Pinto de Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Colégio de Aplicação.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Artigos