ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM O SOFTWARE SUPERLOGO: ADQUIRIR FLUÊNCIA E PENSAR COM TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA<br>ACQUIRE FLUENCY AND THINK WITH TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS EDUCATION: A PROPOSAL USING SUPERLOGO SOFTWARE

Autores

  • Gerson Pastre Oliveira PUC-SP
  • Silvio Brito Marcelino SEESP

Palavras-chave:

Teoria das Situações Didáticas, seres-humanos-com-mídias, tecnologias digitais no ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho descreve uma investigação, sob enfoque qualitativo, envolvendo o uso do software SuperLogo por um grupo de professores da Educação Básica de escolas públicas, especificamente no sentido de compreender de que maneira os mesmos, em atividade sobre problemas matemáticos, adquirem fluência no uso da interface e pensam as questões matemáticas a partir do emprego da tecnologia digital. O quadro teórico do estudo teve por referência a Teoria das Situações Didáticas, o construto seres-humanos-com-mídias e aportes sobre o ciclo de uso de tecnologias digitais por professores de Matemática. Os resultados indicam que os professores puderam ampliar as conexões entre o conhecimento matemático de que dispunham e o desenvolvimento de fluência em relação à interface, bem como passaram a expressar pensamentos que indicavam a conexão de seus conhecimentos com o uso do software, o que os levou a indicar possibilidades de emprego de tais recursos com seus grupos de estudantes, no desenvolvimento de temas matemáticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BITTAR, M. Informática na educação e formação de professores no Brasil. Série Estudos: Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande: n. 10, p. 91-105, dez.2000.

BOGDAN, R. C; BLIKEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BORBA, M.C; VILARREAL, M. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. USA: Springer, 2005.

BORBA, M.C; PENTEADO, M.G. Informática e educação matemática. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília, 2001.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble, n.7.2, p.33-115, 1986.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ed. Ática, 2008.

CASTELLS, M. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). 6. ed. rev. amp. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ENGLISH, L; SRIRAMAN, B. Problem Solving for the 21st Century. In: SRIRAMAN, B; ENGLISH, L. Theories of Mathematics Education: seeking new frontiers. Springer: Berlin, 2010.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LÉVY, P. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

OLIVEIRA, G.P. Mídias e Formação Continuada de Professores de Matemática: da “Fluência Digital” ao “Pensar com Tecnologias” – uma Trajetória. São Paulo: PUC/SP, 2013.

TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computerization. In: The Concept of Activity in Soviet Psychology. J. V. Wertsch, ed., M.E. Sharpe Inc., New York, pp. 256-278, 1981.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Edição

Seção

Artigos