Análise de erros em probabilidade: uma pesquisa com professores em formação continuada

Autores

  • Lori Viali PUCRS
  • Helena Noronha Cury UNIFRA

Palavras-chave:

análise de erros, probabilidade, professores em formação continuada

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com recursos do CNPq, com o objetivo de analisar soluções dadas por professores em formação continuada a questões sobre Álgebra, Análise, Geometria e Probabilidade. Para o relato aqui disponibilizado, analisamos os erros cometidos por 21 professores de Matemática ao resolver uma questão sobre probabilidade. A análise de erros é baseada em procedimentos para análise de conteúdo, sendo apresentadas classes de erros relacionados às definições de probabilidade. Pelos resultados obtidos, concluímos que os professores participantes não sabem resolver uma questão sobre um tópico que, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deveria fazer parte dos conteúdos da Educação Básica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lori Viali, PUCRS

Doutor em Engenharia de Produção, professor do Instituto de Matemática da UFRGS e do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Helena Noronha Cury, UNIFRA

Doutora em Educação, professora do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Downloads

Publicado

2010-01-24

Edição

Seção

Artigos