Um ensaio exploratório sobre o desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva catastrófica <br> An exploratory essay on teacher professional development in a catastrophic perspective

Autores

  • Emerson Batista Gomes UFPA: Universidade Federal do Pará UEPA: Universidade Estadual do Pará
  • Dario Fiorentini UNICAMP: Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Aprendizagem Docente, Desenvolvimento Profissional, Teoria das Catástrofes

Resumo

Este ensaio tece relações entre experiência, aprendizagem, socialização e a teoria das catástrofes, visando à construção de um modelo analítico para o desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva catastrófica (DPDPC). Foram utilizadas como referências da prática profissional, experiências de aprendizagem de dois licenciandos em matemática que participaram de um projeto de iniciação à docência. Como resultado do estudo, foi produzido um modelo conceitual de DPDPC que ajuda a descrever e compreender a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores, a partir de experiências de formação e de docência nas quais ocorrem momentos de conversão catastrófica com potencial de promover mudanças de relação com o saber escolar e uma progressiva socialização e identificação com outras formas de ser e fazer docente.

 

This essay explores the relationship among experience, learning, socialization, and the catastrophe theory, in order to construct an analytical model for teacher professional development in a catastrophic perspective (TPDCP). It was used as reference of professional practice, learning experiences of two undergraduates in mathematics who participated in a project initiation to teaching. As a result of the study, a conceptual model of DPDPC was presented that helps describe and understand the learning and professional development of teachers, based on experiences of education and teaching in which occur moments of catastrophic conversion with potential for promoting change in relationship with the knowledge and a progressive socialization and identification with other ways of being and doing teaching.

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Biografia do Autor

Emerson Batista Gomes, UFPA: Universidade Federal do Pará UEPA: Universidade Estadual do Pará

Professor Assistente III de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática da Universidade do Estado do Pará e Professor AD4 de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Pará.  Coordena o Grupo Colaborativo de Educação Matemática (GCEM) e é pesquisador dos grupos de pesquisa TRANSFORMAR do PPGECM/UFPA e de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da UEPA.

Dario Fiorentini, UNICAMP: Universidade Estadual de Campinas

Professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática.

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos