O processo de decisão de compra por meio da web: um estudo de campo aplicando o CHICLe processus de decision d'achat par le web: une étude de domaine de l'application CHIC

Arnaldo Turuo Ono, Camila De Oliveira Nascimento, Jéssica Carvalho Alves, Nadia Moro Fernandes, Nathália Nerguisian

Resumo


A velocidade da ocorrência de mudanças no mercado atual tem feito com que as empresas busquem novas ferramentas para conquistar e fidelizar os seus clientes. Cada vez mais a internet se torna uma ferramenta importante para a realização de transações comerciais, o que é chamado de comércio eletrônico. O presente trabalho buscou entender o comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra no ambiente da internet bem como a participação dos elementos de influência nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva utilizando o método qualitativo de análise. Como instrumentos para a coleta de dados foram usados entrevista por meio de um roteiro não estruturado e realizada com seis indivíduos escolhidos aleatoriamente, e um questionário, aplicado em cinco grupos distintos totalizando cento e cinco questionários. Para as análises foram aplicadas a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) e a técnica de Árvore de Similaridade, com a utilização do CHIC (COUTURIER; BODIN; GRAS, 2003). Os resultados obtidos através das análises mostram que o processo de decisão de compra no ambiente da internet é muito semelhante ao processo que ocorre para a compra em lojas físicas. Além disso, os consumidores sofrem a influência de diversos elementos para a realização da compra, podendo ser citado o grupo de referência e a personalidade.

The continue changes in today's market have made companies to seek new ways to attract and retain customers. More and more, the Internet becomes an important tool for conducting business transactions, which is known by called electronic commerce. This study sought to understand consumer behavior and buying decision process in the Internet environment as well as the use of elements of influence in this process. For this, a search was conducted using a descriptive qualitative method of analysis. The instruments for collecting data used were interview, using a script unstructured and carried out with six individuals randomly selected, and the questionnaire, applied to five groups, totaling 105 questionnaires. For the analysis were used the technique of content analysis (BARDIN, 2004) and the technique of Tree Similarities analysis via CHIC (COUTURIER; BODIN, GRAS, 2003). The results show that the process of purchasing decisions in the Internet environment is very similar to the process that occurs for purchase in physical stores. Moreover, consumers are influenced by various elements to perform the purchase, mentioning reference group and personality.

 


Palavras-chave


Decision making process; Consumer behavior in the web; CHIC

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