A atuação do psicólogo na prevenção de situações de emergências e desastres: conhecendo a percepção de risco da populaçãoThe role of the psychologist in the prevention of emergency situations and disasters: knowing the risk perception of the population

Maria Izabel Calil Stamato, Flávia Henriques, Eliane Cristina de Azevedo

Resumo


O projeto tem por objetivo investigar a percepção de risco da população que mora em áreas vulneráveis a desastres, por meio do levantamento da representação social sobre situações de risco de alunos de escolas localizadas no entorno destas áreas, nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, integrantes da Região Metropolitana da Baixada Santista. O projeto abrange levantamento de dados bibliográficos e estatísticos sobre a realidade das áreas estudadas e pesquisa de campo com questionários aplicados aos sujeitos participantes. Os dados obtidos serão sistematizados, organizados e analisados tendo como norte a Psicologia Social

Palavras-chave


Percepção de risco. Alunos. Psicologia social.

Texto completo:

PDF

Referências


BRÊTAS, José Roberto da Silva; PEREIRA, Sonia Regina. A abordagem da representação social. In: MATHEUS, Maria Clara Cassoli. Pesquisa Qualitativa em Enfrermagem. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2006, pp. 43-52.

Conselho Federal de Psicologia (C.F.P.). 1º Seminário Nacional de Psicologia das Emergências e dos Desastres: Contribuições para a Construção de Comunidades mais Seguras.Finatec/UnB - Brasília/DF. 2006. Disponível em: www.pol.org.br. Acesso em: 20/maio/2012.

MORAES, Paulo, et all. Agência Metropolitana de São Paulo (A.M.S.P.). Primac. 2002. Disponível em: http://www.agem.sp.gov.br/projetos_primac.htm. Acesso em: 20/Agos/2012.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA