Concepções do erro matemático em 36 anos de publicações em revistas de educação matemática no Brasil
Investigation of the mathematical error that occurred during thirty six years in publications of brazilian mathematics education

André Gustavo Silva, Rosana Salvi, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Neste artigo é apresentada uma interpretação do erro matemático por meio dos procedimentos e recursos sugeridos pela análise de conteúdo para nortear a revisão bibliográfica nas publicações dos periódicos categorizados com conceitos A e B do Qualis da área 46 da Capes nas revistas Boletim do GEPEM, BOLEMA, Educação Matemática em Revista, Zetetiké  e Educação Matemática Pesquisa. Foram selecionados todos os artigos que abordavam o erro e submetidos a um processo analítico. Além de proporcionar um panorama do estado da arte, tendo erro como mote, o resultado desse movimento poderá contribuir com futuras pesquisas. Emerge da análise o potencial inerente ao erro quando usado como estratégia motivadora para o aprendizado e contribuições de trazermos o erro para o palco das discussões a respeito de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático.


This paper presents an interpretation of a mathematical error through the process and resources suggested by the analysis content to guide the bibliographic review of the publications in journals categorized as A and B of the Qualis in the area 46 of Capes as in the publication Bulletin of GEPEM, BOLEMA, Education in Mathematics Publication), Zetetiké and Mathematics Education Research. All these articles that address the error in the context education of mathematics were selected and submitted to an analytical process. In addition, it is providing an overview of the state of the subject with this error. The result of this movement may contribute to future research. From this data analysis it emerges the potential inherent error when used as a strategy for motivating knowledge and contributions that ensured the importance of facing the error to this stage of discussions about the teaching and knowledge of mathematics.



Palavras-chave


Erro Matemático; Estado da Arte; Análise de Conteúdo

Texto completo:

PDF

Referências


BALDINO, R.R. e CABRAL. T.C.B.; Erro do significado ou significado do Erro. Boletim Gepem, Rio de Janeiro: Instituto de Educação da UFRuralRJ, n. 35, pp. 9-41, 1999.

BARDIN, L.; Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977, 3 ed., 2004.

BATISTA, C. G.; Fracasso Escolar: Análise de Erros em Operações Matemáticas. Zetetiké, n. 4, pp 61 – 72, 1995

BITTENCOURT, J.; Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática da matemática. Educação Matemática em Revista, n. 6, pp. 13-17, 1998.

Estruturas Cognitivas e o Ensino da Matemática – CAMPOS, A.V.D.S. (1990). Ano XV, 1º sem, pp. 73 – 80.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:ArtMed, 2000.

CURY, H. N.; Retrospectiva Histórica e Perspectivas Atuais da Análise de erros em Educação Matemática. Zetetiké, n. 4, pp 39 – 50, 1995.

_____, H. N.; Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 1 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.

FERNANDES, D.N. e GARNICA, A.V.M.; Concepções do Professor de Matemática: Contribuições para um Referencial Teórico. Boletim Gepem, Rio de Janeiro: Instituto de Educação da UFRuralRJ, n. 40, pp. 11-36, 2002.

FRANCHI, A.; A constituição de uma trajetória de investigação em sala de aula: múltiplos enfoques. Educação Matemática Pesquisa, n. 1, pp 19 – 69, 2000.

GUSMÃO, T.C.R.S e EMERIQUE, P.S.; Do Erro construtivo ao Erro epistemológico: um espaço para as emoções. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, pp. 51-65, 2001.

KISTEMANN JUNIOR, M.A. O Erro e a Tarefa Avaliativa em matemática: uma abordagem qualitativa. X EBRAPEM, FaE/UFMG – 2006.

LUCKESI, C.C.; Prática Escolar: do Erro Como Fonte de Castigo ao Erro Como Fonte de Virtude. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p133-140_c.pdf. Capturado em 02/10/09.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

PAUPITZ, S.K.; Tecnologia e Avaliação: um Olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino Médio. Boletim Gepem, Rio de Janeiro: Instituto de Educação da UFRuralRJ, n. 37, pp. 21-32, 2000.

NAZARETH, H. R. S. e SANCHEZ, L. B.; Avaliação em Matemática nas séries iniciais. Educação Matemática em Revista, n. 3, pp. 51 – 54, 1994.

PEREGO S. C. e BURIASCO, R. L. C.; Registros escritos em Matemática: que informações podem fornecer na avaliação? Educação Matemática em Revista, n. 18-19, pp. 46-56, 2005.

PINTO R. A. e FIORENTINI, D.; Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a “coisa”. Zetetiké: Campinas, n. 8, pp 45-72, 1997.

ROSSO, A. J. e BERTI, N. M.; O Erro e o ensino-aprendizagem de matemática na perspectiva do desenvolvimento da autonomia do aluno. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 37, pp. 1005 – 1035, 2010.

SANTOS J. R. V e BURIASCO, R. L. C.; Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica. Zetetiké, n. 30, pp 11 – 44, 2008

SANTOS, L.; Ensinar e Avaliar Competências em Matemática: que Desafios? Boletim Gepem, Rio de Janeiro: Instituto de Educação da UFRuralRJ, n. 47, pp. 31-50, 2005.

SILVEIRA, M. R. A.; O conceito em matemática e seus contextos. Educação Matemática em Revista, n. 20-21, pp. 47-58, 2006.

SOUZA, S.S.S.; O Papel Construtivo do Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Dissertação de Mestrado em Educação pela UNESP - Marília (SP), 2002.

SPINILLO, A.G.; Ensinando Proporções a Crianças: Alternativas Pedagógicas em Sala de Aula. Boletim Gepem, n. 43, pp. 11 – 48, 2003.

TANCREDI, R. M. S. P. et al.; Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática. Educação Matemática em Revista, n. 8, pp. 26-33, 2001.

TINOCO, L.; Quando um professor está fazendo Educação Matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 7, pp. 68-77, 1991.

TORRE, S.; Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança / tradução Ernani

Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2007.

VALLADARES, R, J. C.; Matemática Cultural um método de ensino e aprendizagem. Educação Matemática em Revista, N.13, pp. 13 – 27, 2003


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA