A contextualização e os objetos digitais de aprendizagem na educação básica: o currículo e a sua aplicação na matemática <br> The background and objects digital learning in basic education: the curriculum and its application in mathematics

Autores

  • Oscar Massaru Fujita Centro Universitário Toledo Prudente-SP
  • Erika Navarro Rodrigues Diretoria de Ensino de Pres. Prudente-SP

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Contextualização

Resumo

O presente texto é parte integrante do processo de pesquisas que os autores vêm realizando para compreender melhor o que ocorre no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica e propor alternativas metodológicas e estratégias didáticas que possam ser utilizadas. Os últimos índices e amostragens referentes a avaliações promovidas por órgãos governamentais demonstram que os resultados relacionados à disciplina não têm sido muito animadores e exigem ações urgentes para reverter tal cenário. A partir do termo contextualização, os autores iniciam o processo de pesquisa desmistificando o conceito e seu uso, apresentam aportes teóricos, oportunizam momentos de reflexão para melhor entendimento da problemática e oferecem alternativas metodológicas e estratégias didático-pedagógicas que podem ser utilizadas na Matemática em atendimento à requisição dos alunos e em sintonia com as TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação presentes já no cotidiano das salas de aula e principalmente fora delas.


Abstract

This paper is part of the process of research that the authors are making to better understand the motives s and possible methodological alternatives and teaching strategies that can be used in teaching and learning of Mathematics in Primary Education. The latest indices and sampling presented by government agencies have shown that mathematics related the results have not been very encouraging and that urgent actions need to be taken to reverse this scenario. From the term context, the authors begin the search process demystifying the term and its use. Present theoretical contributions, nurture moments of reflection to better understand the problem and offer methodological  alternatives  and didactic-pedagogical strategies that can be used in mathematics in compliance the request of students and in keeping with TDIC - Communication and Information Digital Technologies already present in everyday classrooms and mostly out of it. To contextualize this application and give greater significance, exemplifying through Digital Object Learning and suggest possibilities of use.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oscar Massaru Fujita, Centro Universitário Toledo Prudente-SP

Doutorado em Educação pela USP

Mestrado em Educação pela UNESP

Especialização em Consultoria Empresarial pela FIAET

Graduação Licenciatura em Matemática pela UNESP

Erika Navarro Rodrigues, Diretoria de Ensino de Pres. Prudente-SP

Licenciatura em Matemática (UNESP)

Graduado em Pedagogia pela UNESP/UNIVESP

Ex-Curadora do Currículo+.

Referências

BARBOSA, J. C. A "contextualização" e a Modelagem na Educação Matemática do Ensino Médio. In: Encontro nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Anais... Recife: SBEM, 2004.

BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática: um enfoque fenomenológico. In: Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas, 1999. São Paulo: Editora Unesp, p.21-43.

BRASIL/Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o Ensino Fundamental. Brasília, 1997.

BRASIL/Ministério da Educação. PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de 5ª a 8ª séries - Ciências Naturais. Brasília: MEC/Sef, 1998.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecília, et al. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: ArtMed, 1996. P.54-78.

D’AMBROSIO, U. EtnoMatemática. 2ed. São Paulo: Ed. Ática, 1993.

________,U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação Matemática. In: BICUDO (org), Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora Unesp. 1999, p.97-115.

________,U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2001.

FERNANDES, S. da S. A contextualização no ensino da Matemática: um estudo com alunos e professores do Ensino Fundamental da Rede Particular de Ensino do Distrito Federal. Brasília: UCB, 2011, p.1-16.

FONSECA, M. C. F. R. Por que ensinar Matemática. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.1, n. 6, mar/abril, 1995.

FUJITA, O. M. A formação do administrador de empresas: desenvolvendo projetos de trabalho com o uso das tecnologias de informação e comunicação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Pres. Prudente-SP, 2004.

_____. Educação a Distância, currículo e competência: uma proposta de formação on-line para a gestão empresarial. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Educação).

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO (org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p.75-94.

MOREIRA, M. A. A teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em

sala de aula. Brasília: UnB, 2006.

MICOTTI, M. C. de O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO (org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p.153-167.

NOVOA, A., MAIA, J. Professores e computadores: crenças e obstáculos. Informática e Educação. v.6. 1995, p.19-41.

PENTEADO, M. G. Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO (org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p.297-313.

POMBO, O.; GUIMARAES, H. M.; LEVY, T. A interdisciplinaridade, reflexão e experiência. 2.ed. Lisboa: Texto, 1994.

SÃO PAULO. Decreto nº 57.571, de 2 de dezembro de 2011. Institui, junto à Secretaria da Educação, o Programa Educação - Compromisso de São Paulo e dá providências correlatas. Diário Oficial.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. 1.ed. atual. São Paulo: SE, 2012, 72 p.

SÃO PAULO. Resolução SE 21, de 28 de abril de 2014. Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades. Diário Oficial.

SADOVSKY, P. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. São Paulo: Ática, 2007.

TUFANO, W. Contextualização. In: FAZENDA, I. C. A. Dicionário em Construção: interdisciplinaridade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.40-41.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos