O processo de ensino-aprendizagem do conceito de função: um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural
The process of teaching-learning function concept: a study in view of historical and cultural theory

José Divino Neves, Marilene Ribeiro Resende

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa realizada com alunos dos anos finais do ensino fundamental, cujo objetivo foi analisar o processo ensino-aprendizagem do conceito de função nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de uma sequência didática elaborada, desenvolvida e analisada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Desenvolveu-se por meio de um experimento didático, organizado em quatro etapas: levantamento bibliográfico e documental; diagnóstico da realidade e elaboração do experimento; desenvolvimento das atividades e análise dos dados. Há indícios de que os alunos se apropriaram dos elementos que constituem a essência do conceito de função; na execução do experimento didático, o trabalho coletivo favoreceu a apropriação de significados e de sentidos para função.


Abstract

This article presents part of the research results carried out with students from the final years of elementary school, whose aim was to analyze the teaching and learning of the function concept in the final years of elementary school, from an didactic sequence, elaborated, developed and analyzed, from the perspective of theory Historical-Cultural. It is developed through a didactic experiment, organized into four stages: bibliographical and documentary survey; diagnosis of reality and preparation of the experiment; development of activities and data analysis. There is evidence that students appropriated the elements that constitute the essence of the concept of function; in the implementation of the didatic experiment, the collective work favored the appropriation of meanings and senses to function.


Palavras-chave


Conceito de função; Experimento didático; Ensino de álgebra.

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