Mapeamento da inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática de ensino de professores de matemática
Mapping of information and communication technologies insertion into the practice of in-service math teachers

André Tenório, Roberto de Oliveira, Thaís Tenório

Resumo


Neste estudo de caso foi investigado o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) por professores de Matemática da Educação Básica. Sessenta e dois docentes atuantes no estado do Rio de Janeiro responderam a um questionário sobre o uso de plataformas educacionais, blogs, e-mail, youtube, slideshare, redes sociais, entre outros. O objetivo foi identificar as TICs preferidas, as motivações para utilizá-las e formas de inclui-las nas aulas. A maioria reputou importante usar TICs no ensino-aprendizagem. Muitos já as haviam utilizado, ao menos uma vez, em aulas ou em atividades extraclasse para esclarecer dúvidas ou incentivar pesquisas para trabalhos escolares. Os pesquisados revelaram vontade de introduzir TICs em suas práticas, mas as iniciativas eram tímidas, pois muitos se sentiam desencorajados ou inseguros. 


Using information and communication technologies (ICTs) for math teachers of Basic Education was examined in this case study. Sixty-two teachers of Rio de Janeiro state answered a questionnaire about using educational platforms, blogs, email, YouTube, slideshare, social networks, among others. The objectives were identify the preferred ICT, the reasons for using them and how to include them in lectures. Most subjects reputed important using ICT in teaching and learning. Many already had used it at least once in lectures or extracurricular activities to answer doubts or encourage research for schoolwork. Respondents revealed want introduce ICT in their teaching practices, but initiatives were shy because many felt discouraged or unsafe.



Palavras-chave


matemática; professor; tecnologia de informação e comunicação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M.E.B.; ALMEIDA, N.M.P. A prática com o laptop na escola e a evolução no uso pedagógico das TDIC pelos professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 707-722, 2014.

ANDRÉ, M.E.D.A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber, 2005.

AMÉRICO, M.B. A internet no processo ensino-aprendizagem da matemática. 2011. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Matemática)– Universidade do Sul de Santa Catarina, Araranguá, 2011.

AZEVEDO, P.J.S. Utilização de wikis na disciplina de Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimídia)– Universidade Aberta de Lisboa, Lisboa, 2013.

BITTENCOURT, I.M.; BITTENCOURT, I.G.S. Como professores concebem uso das TIC em suas práticas pedagógicas, 2013. In: Encontro de pesquisa em educação de Alagoas, 5. Maceió. Anais eletrônicos... Maceió, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2015.

BONA, A.S.; FAGUNDES, L.C.; BASSO, M.V.A. Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 9, n. 1, jul. 2011.

BORBA, M.C.; ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CALIL, A.M. Caracterização da utilização das TICs pelos professores de matemática e diretrizes para ampliação do uso. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)– Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2011.

CARNEIRO, R.F.; PASSOS, C.L.B. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: Limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, Santa Catarina, v. 8, n. 2, p. 101-119, 2014.

COSTA, A.M.S.N.; FERREIRA, A.L.A. Redes sociais na educação: aprendizagem colaborativa no ensino de Matemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL, 1., 2012, Passo Fundo. Anais eletrônicos... Passo Fundo: PUC-RS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2015.

COSTA, M. L.C.; LINS A.F. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 452-470, 2010.

COSTA, B.J.F.; TENÓRIO, T.; TENÓRIO, A. A educação matemática no contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 28, n. 50, p. 1095-1116, 2014.

COUTINHO, C.M.G.F.P.; SAMPAIO, P.A.S.R. Ensinar Matemática com TIC: Em busca de um referencial teórico. Revista portuguesa pedagógica, Portugal, ano 46, n. 2, p. 91-109, 2012.

CUNHA, R.W.S. O computador e a internet como cultura escolar: com a palavra o professor. 2012. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)– Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.

FREITAS, D.S.; ROSA, M. Vídeos matemáticos construídos com o youtube: contribuições para a educação matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, Rio Claro. Anais eletrônicos... Rio Claro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2015.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

JESUS, C.R. As TIC nas aulas de matemática: contribuições da formação continuada na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná. 2013. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2013.

MARTINI, C.M.; BUENO, J.L.P. O desafio das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 385-406, 2014.

MENDONÇA, L.F.F. Percepções docentes sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas de ensino. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde)– Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

POETA, C.D. Concepções metodológicas para o uso de jogos digitais nas práticas pedagógicas de matemática no Ensino Fundamental. 2013. 88 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática)– Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2013.

PONTE, J. P. M. Estudos de caso em educação matemática. Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 25, p. 105-132, 2006.

SAVISCK, I.C. O ensino da matemática no ensino médio com o uso de blogs. Revista Científica Fazer, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, 2013.

SIMÕES, B.; PIRES, E. M.; BRIGO, J. O Facebook como ferramenta de interação no ensino da matemática. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2015.

TENÓRIO, A.; COSTA, Z.S.S.; TENÓRIO, T. Resolução de exercícios e problemas de função polinomial do 1º grau com e sem o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 104-119, 2014.

TORRES, T.I.M.; BELLE, L.; TIMM, R.; RIBAS, E.; VARGAS, E. Tecnologias Digitais: um novo contexto pedagógico na Educação Básica. Colabor@ - Ricesu, v. 5, n. 9, fev. 2009.

TRACTENBERG, L.; BARBASTEFANO, R.; STRUCHINER, M. Ensino colaborativo online (ECO): uma experiência aplicada ao ensino da Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 1037-1061, 2010.

VISEU, F.; LIMA, A.J.B,; FERNANDES, J.A. Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de Matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 293-316, 2013.

XAVIER, S.A; TENÓRIO, T.; TENÓRIO, A. Uma proposta de ensino-aprendizagem das leis dos senos e dos cossenos por meio do software Régua e Compasso. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v.7, n. 3, p. 158-190, 2014.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2010.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA