PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EJA SOB PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS
EDUCATIONAL PRACTICES IN INCLUSIVE EDUCATION EJA UNDER THE OUTLOOK MATHEMATICS: A LOOK FOR RESEARCH

Adriano Vargas Freitas

Resumo


Resumo

O artigo apresenta recorte de Estado da Arte sobre produções selecionadas por apresentarem contribuições da Educação Matemática para a compreensão e avanço da EJA. Tomamos como base os periódicos constantes da listagem Qualis (CAPES/MEC), no período de 2000 a 2010. Estabelecemos quatro temas: I) Formação do Professor; II) Práticas Pedagógicas; III) Currículos, e IV) Avaliação. Neste artigo damos destaque ao Tema II. Dentre os resultados, a necessidade de implementação de práticas pedagógicas e experiências inclusivas, norteadas pelo constante diálogo, que deem destaque à percepção, por parte do estudante da EJA, de seu próprio crescimento em matemática, valorizando seus conhecimentos prévios, e abrindo espaços para o compartilhamento de saberes escolares e não escolares.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Estado da Arte.

Abstract

This article presents part of State of the Art on selected productions that present contributions of mathematics education in adult education, aimed at understanding and advancement. We take as a basis the constant journals Qualis list (CAPES / MEC) in the 2000 to 2010 period. Established four themes: I) Teacher Training; II) Pedagogical Practices; III) Resumes, and IV) Evaluation. In this article we highlight the Theme II. Among the results, the need to implement inclusive teaching practices and experiences. They should be guided by the constant dialogue, highlighting the perception by students in the adult education in their own math growth. Shall use the previous knowledge, and open spaces for the sharing of school and non-school knowledge.

Keywords: Mathematics Education; Youth and Adult Education; State of the art.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA