PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DIVERSIDADE: EJA E INCLUSÃO
MATHEMATICS EDUCATION RESEARCH AND DIVERSITY: YOUTH AND ADULT EDUCATION AND INCLUSION

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

Resumo


O paradigma da inclusão, que começa a se estabelecer no campo da Educação brasileira no final do século XX e vem tentando consolidar-se nestas primeiras décadas do século XXI, tem apresentado diversos desafios à Educação Matemática. A identificação, a análise e as propostas de enfrentamento desses desafios têm sido objeto de pesquisas no Brasil, que se têm deparado com a impossibilidade de tratar suas indagações e o material empírico que produzem sem considerar as tensões socioculturais que envolvem os mecanismos de exclusão e inclusão e a estreita relação dos processos focalizados com aqueles que envolvem diferentes usos da língua e práticas de leitura e escrita, numa sociedade da qual se pode dizer que é grafocêntrica e quanticrata.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão.

The paradigm of inclusion, which just began to settle in the field of Brazilian education in late twentieth century and has been trying to consolidate in these first decades of the twenty-first, has posed several challenges to mathematics education. The identification, analysis and proposals for addressing those challenges have been object of research in Brazil, which has faced the impossibility of treating its questions and empirical material without considering the sociocultural tensions surrounding the mechanisms of exclusion and inclusion and the close relationship of the processes focused on those involving different uses of language and practices of reading and writing, in a society assumed graphocentric and quanticratic.

Keywords: Mathematics Education Research; Youth and Adult Education; Inclusion.


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