Professores e suas relações com materiais que apresentam o currículo de Matemática <br> Teachers and their relations with materials that presents the curriculum Mathematics

Autores

  • Katia Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Gilberto Januario Universidade Estadual de Montes Claros
  • Célia Maria Carolino Pires Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Relação professor-materiais curriculares, Currículos de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Apresentamos discussões sobre a relação de professores com materiais curriculares de Matemática, no âmbito de uma pesquisa de caráter qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de um grupo focal, com a participação de oito docentes. A análise foi realizada a partir dos trabalhos de Sacristán (2000) sobre o nível de currículo apresentado aos professores, e de Remillard (2009) e de Brown (2009) sobre o uso que os professores fazem de materiais curriculares de Matemática e o impacto que causam no ensino. Os professores relatam que a participação no projeto de pesquisa e o uso do material tiveram grande implicação nas atividades realizadas em sala de aula, que foram melhor planejadas e realizadas de forma mais adequada; e ressaltam a necessidade de estudos como esse serem parte integrante das propostas de formação


Abstract

We present discussions about how teachers interact with math curriculum materials, within a qualitative research. The data collection took place in a focus group, with the participation of eight teachers. The analysis was performed based on Sacristán when analyzing the level of the curriculum presented to the teachers, and on Remillard and Brown when it was about the use that teachers do of the mathematics curriculum materials and its impact on education. Teachers report that the participation in this research project and the use of the materials presented had a great influence in the activities they carried out in the classroom, that were better planned and carried out more properly; and pointed out the need of such studies to be part of the teachers’ formation. 

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Biografia do Autor

Katia Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutoranda em Educação Matemática (PUC-SP). Professora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP)

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Célia Maria Carolino Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (FE-USP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos