Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática <br> Competences of the students in mathematical modeling activities

Autores

  • Lourdes Maria Werle Almeida UEL
  • Ana Paula Lorin Zanin UEL

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou competências requeridas ou desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Nossas argumentações estão fundamentadas na análise de atividades de modelagem desenvolvidas por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. A opção metodológica para as análises está baseada na Teoria Fundamentada em Dados. A partir das análises concluímos que é possível considerar dois grupos de competências dos alunos: competências intra-modelagem e competências extra-modelagem. Podemos também inferir que as competências dos alunos estão associadas a sua familiarização com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática.


This article presents results of a survey investigating competencies required or developed by the students with the development of mathematical modeling activities. Our arguments are based on the analysis of modeling activities by students of a Degree in Mathematics. The methodological approach for the analysis is based on the Grounded Theory. From the analysis we concluded that it is possible to consider two groups of students' competencies: intra-modeling competencies and extra-modeling competencies. We can also infer that students' competencies are associated with their familiarization with the development of mathematical modeling activities.


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Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle Almeida, UEL

Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, estando atualmente na categoria de professor associado e atuando no curso de graduação em matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, formação de professores de matemática sendo coordenadora do GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, compõe também a Comissão Editorial da SBEM Paraná. Atualmente é coordenadora do GT de Modelagem Matemática da SBEM nacional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2660354136462141

 

 

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Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos