Importância da matemática: percepções sobre os saberes matemáticos dos pescadores artesanais <br> Importance of mathematics: perceptions about the knowledge mathematical artisan fishermen

Autores

  • Sicero Agostinho Miranda Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p141-159

Palavras-chave:

Percepções, Saberes, Cotidiano.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com Pescadores Artesanais da Cidade de Rio Grande (RS), pertencentes a Comunidades Tradicionais de Pesca, na qual discutimos como os mesmos percebem e relacionam os saberes matemáticos escolares alicerçados nas suas vivências, pautados na Teoria Etnomatemática. Para tal, abordaremos as relações entre esses conhecimentos, a importância da matemática, bem como as dificuldades apresentadas pelos sujeitos na visualização desses conceitos para a construção de saberes cotidiano.


This article presents the results of a qualitative research conducted with Artisanal Fishermen of Rio Grande City ( RS ) , belonging to traditional communities of Fishing, in which we discuss how they perceive and relate school mathematical knowledge grounded in their experiences, guided by the Ethnomathematics Theory . To this end, we discuss the relationship between this knowledge, the importance of mathematics as well as the difficulties presented by the subjects in the view of these concepts for the construction of everyday knowledge.


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Biografia do Autor

Sicero Agostinho Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Universidade Barão de Mauá. Graduado em Matemática Licenciatura Pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor e coordenador pedagógico em escolas da Rede Pública Municipal de Rio Grande (RS) e da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Matemática e em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF).

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG); Atual Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos