Relações com o saber, com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil
Relations with the knowledge, teaching and learning in a initial training Project of mathematic teachers in Brazil

Diego Fogaça Carvalho, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Resumo

Neste artigo analisamos as relações com o saber, com o ensinar e com o aprender em atividades desenvolvidas em um subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os dados consistiram no registro das ações realizadas em sala de aula por um supervisor (professor), seis estudantes da licenciatura em Matemática e alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná, Brasil. Para a interpretação dos dados foi utilizado um instrumento que possibilita evidenciar as relações com o saber na sala de aula denominado Matriz 3x3. As análises revelaram implicações da ação do supervisor na ação tanto dos estudantes universitários quanto dos alunos da escola e, consequentemente, nas relações que estes estabeleceram com o saber, o ensinar e o aprender.

Abstract

In this article we analyze the relationship with knowledge, with teaching and with learning in activities developed in a subproject of Mathematics in the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID). The data consisted of the registration of actions carried out in the classroom by a supervisor (teacher), six undergraduate students in Mathematics and students of the Elementary School of a public school in the state of Paraná, Brazil. For the interpretation of the data we used an analytical instrument called Matrix 3x3. The analyses revealed the implications of the supervisor's action on the actions of the university students and of the school students and consequently on the relationships they established with knowledge, teaching and learning.


Palavras-chave


Relações com o saber; Matriz 3x3; PIBID; Formação de professores de matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, S. de M.; LIMA, J. P. C. de; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, RBPEC, n.2, v.11, p.139-160, 2011.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2013.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p119-144

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA