CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Ednei Luis Becher Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia

Palavras-chave:

Álgebra. Pensamento Algébrico, Ensino Médio, Matemática.

Resumo

Buscando compreender como o desenvolvimento do pensamento algébrico ocorre, esse trabalho buscou mapear, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Osório - RS, as competências e habilidades algébricas desenvolvidas durante o Ensino Fundamental com os conteúdos comumente estudados naquelas séries, através de uma investigação qualitativa segundo uma abordagem de estudo de caso. Ao final do processo, foi possível verificar que os estudantes investigados apresentavam as habilidades relacionadas com a manipulação mais desenvolvidas que as habilidades relacionadas com generalização e resolução de problemas, além disso, os resultados obtidos pelos estudantes mostraram-se melhores quando as questões utilizavam uma linguagem próxima daquela que eles conheciam dos livros didáticos. A investigação também foi capaz de identificar os erros mais freqüentes cometidos pelos estudantes, o que oportunizou constatar que os estudantes participantes do experimento têm muitos de seus procedimentos algébricos baseados na aprendizagem anterior da aritmética.

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Biografia do Autor

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Ponífícia de Salamanca na Espanha, professora titular do Curso de Matemática e do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Ednei Luis Becher, Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – ULBRA e professor do Instituro Federal Catarinense, Campus Concórdia.

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Publicado

2010-09-26

Edição

Seção

Artigos