Ensino de matemática através da resolução de problemas: análise da disciplina RPM implantada pela SEEDUC-RJ <br> Mathematics teaching through problem solving: analysis of discipline RPM implanted by SEEDUC-RJ

Autores

  • Darlan Azevedo Gomes Rede Estadual do Rio de Janeiro
  • Augusto Cesar de Castro Barbosa Departamento de Matemática Aplicada (APL) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cláudia Ferreira Reis Concordido Instituto de Matemática e Estatística – UERJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p105-120

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Resolução de Problemas Matemáticos, SEEDUC.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar as concepções sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), tanto na visão da Secretaria quanto na visão de um grupo de professores pertencentes à rede estadual de ensino. Para isso, foi analisado o documento da secretaria que norteia a implantação da disciplina RPM e foi realizada uma breve pesquisa de perfil e opinião com esse grupo de professores.


This paper aims to approach the conception of the discipline Solving Mathematical Problems (RPM) of the State Bureau of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC), both in view of the Bureau and of a group belonging to the state network teachers. For this, it was analyzed the Bureau document that guides the implementation of RPM discipline and it was made a profile and opinion brief research with this group of teachers.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Departamento de Matemática Aplicada (APL) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Matemática e Física, Mestre e Doutor em Física (UFF - 1997). De 1999 a 2011 fui Professor Adjunto e desde 2012 sou Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuo na área Multidisciplinar. Tenho experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolvo pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão de calor. Desde 2003 atuo também na área de Educação Ambiental.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora nacional, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.

______. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

D’AMBRÓSIO, B. S. A Evolução da Resolução de Problemas no Currículo Matemático. In: I Seminário de Resolução de Problemas. Anais... Rio Claro: UNESP. 2008.

DANTE, L R. Didática da resolução de problemas de Matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

______. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2011.

ECHEVERRÍA, M. P. P. A solução de problemas em Matemática. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GAZIRE, E.S. Resolução de Problemas: Perspectivas em Educação Matemática. 1988. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UNESP, Rio Claro, 1988.

LIMA, E. L. Dez mandamentos para professores. Revista do professor de Matemática, São Paulo, ano 5, v. 10, p. 3-4, 1 semestre de 1987.

MENDONÇA, M. C. D. Problematização: Um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. 1993. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C.(Orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223514005>.

Acesso em: 29 abr. 2015.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 1995.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Avaliação interna da aprendizagem: Manual de orientações para operacionalização da Portaria SEEDUC/SUGEN Nº 419/2013. Rio de Janeiro: SEEDUC, 2013.

SEMINÁRIO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, 2., Rio Claro. Anais ... 2011. Disponível em: < http://www2.rc.unesp.br/gterp/?q=serp2011/trabalhos>.

Acesso em: 12 set. 2016.

SCHOENFELD, Alan H. Mathematical problem solving. Orlando: Academic Press Inc., 1985.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos