Ensino de estatística no ensino médio noturno pela prática de uma pesquisa de campo <br> Statistics Education in evening high school with a field research practice

Autores

  • Daniel Ânderson Müller Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
  • Luciana Neves Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Estatística, Pesquisa Qualitativa, Análise de dados, Ensino Médio.

Resumo

Resumo

O desenvolvimento de tópicos de Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, propicia às pessoas qualificar seu posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo. O presente estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa qualitativa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio para avaliar o efeito de uma prática de ensino no aprendizado de conteúdos de Estatística. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo.

 

Abstract

The development of topics of Statistics from the accomplishment of a practical activity of collection and real data analysis, propitiates to the people to qualify their critical thinking, self-organization, collective and collaborative work. The aim of this study was to do a qualitative research in a High School class to evaluate the effects of a teaching practice in the learning of topics of Statistics. As a group, everyone planned and did field research focusing on themes that had been suggested by the students themselves. This activity stands out because the data collected was based on a random sample of the residents of the town. The qualitative analysis of students' answers to specific questions, based on the Collective Subject Discourse methodology, revealed proper understanding of statistical concepts, and also showed the satisfaction of students to be part of the process. 

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Biografia do Autor

Daniel Ânderson Müller, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Matemática: UFRGS; Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Luciana Neves Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Epidemiologia: UFRGS; Professora adjunta do Departamento de Estatística (UFRGS), PPG Ensino de Matemática (UFRGS).

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Publicado

2017-01-15