Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística <br> Judging under uncertainty: heuristics and biases and teaching of probability and statistics

Autores

  • Claudio R. Oliveira USP
  • Lisbeth Kaiserlian Cordani USP

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Heurísticas, Vieses, Falácias, Probabilidade.

Resumo

Resumo

Este artigo procurou apresentar as heurísticas e vieses de Representatividade e de Disponibilidade que podem levar a conclusões enganosas, e que estão ligadas ao julgamento e/ou previsão de cenários de incerteza. O ensino de probabilidade e estatística no ensino médio no Brasil tem se voltado à forma matemática da teoria, sem discussões e situações práticas que permitiriam uma visão consistente da teoria, facilitando o aparecimento destes vieses. A análise constou da aplicação de um pré-teste, seguida de discussões e atividades na área de probabilidade e estatística, finalizando com um pós-teste, para analisar o raciocínio de alunos do ensino médio diante de padrões que podem levar a erros de julgamento. A resistência das heurísticas foi verificada de forma mais expressiva em um determinado tipo e moderadamente em outro.

 

Abstract

This paper aimed to present the heuristics and biases of Representativity and Disponibility, which, to a greater or lesser extent, may lead to misleading conclusions, and which are linked to the judgment and/or prediction of uncertainty scenarios. The teaching of probability and statistics in secondary education in Brazil has turned to the mathematical form of theory, without discussions and practical situations that would allow a consistent view of theory, facilitates the appearance of biases. The analysis consisted of the application of a pre-test, followed by discussions and activities in the area of probability and statistics, ending with a post-test, to analyze the reasoning of high school students against standards that can lead to errors of judgment. The heuristic resistance was verified more expressively in one type and moderately in another.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio R. Oliveira, USP

Mestre em Ciências IME USP, especialidade Educação Estatística,  Professor de Matemática Ensino Médio

Lisbeth Kaiserlian Cordani, USP

Doutora em Educação, orientadora do programa Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME USP

Referências

Batanero, C; Godino,J.D.; Vallecillos,A; Green,D.R.; Holmes,P. Errors and difficulties in understanding elementary statistical concepts. International Journal of Mathematics Education in Science and Technology, 25(4), 527-547. 1994

Currículo do Estado de São Paulo. Matemática e suas tecnologias. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nílson José Machado. 2011

Gelman, A.; Glickman, M. Some Class-Participations for Introductory Probability and Statistics. Journal of educational and Behavioral Statistics. V.25(1). 2000

Gigerenzer, G. Why the distinction between single-event probabilities and frequencies is important for psychology (and vice versa). Wright; Ayton (Eds.). 1994

Kahneman, D.; Slovic, P.; Tversky, A. Judgment Under Uncertainty: heuristics and biases. Cambridge University Press. Cap.34: On the study of statistical intuitions. 1982

Kahneman, D. Rápido e Devagar, duas formas de pensar; tradução Cássio de Arantes Leite. Objetiva. 2012

Oliveira, C. Julgando sob incerteza, heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística. Dissertação de Mestrado. IME USP. 2016

Severino, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez. 2007

Tversky, A; Kahneman, D. Judgment Under Uncertainty, Heuristics and Biases: Biases in judgments reveal some heuristics of thinking under uncertainty. Science, Vol. 185, September. 1974

Tversky, A; Kahneman, D. Extensional Versus Intuitive Reasoning: The Conjunction Fallacy in Probability Judgment. Psychological Review, Vol. 90, Number 4. American Psychological Association, Inc. 1983

Downloads

Publicado

2017-01-15