A Escala de Atitudes em relação ao Ensino de Estatística de professores do Ensino Superior no Brasil
The Attitudes scale toward statistics teaching of higher education professors in Brazil

Ailton Paulo de Oliveira Júnior

Resumo


Resumo

O presente estudo visou a validação de uma escala de atitudes de professores que ensinam Estatística no Ensino Superior no Brasil em relação ao Ensino de Estatística (EAPE15), indicando o agrupamento de 15 itens em 6 domínios conceituais: Valorização; Afetivo; Ensino; Conteúdo; Metodológico ou Instrumental; e Abstração. Foram sujeitos da pesquisa 334 professores brasileiros de todas as regiões do Brasil que ministraram disciplinas de Estatística nas diversas áreas do conhecimento (Exatas, Saúde e Humanas) no ano de 2008, em instituições públicas e privadas. Os resultados observados sugerem que a Escala de Atitude de Professores de Estatística - EAPE15 apresenta propriedades psicométricas satisfatórias.


Abstract

This study aimed to validate a scale of attitudes of teachers who teach statistics in higher education in Brazil towards Statistics Teaching (EAPE15), indicating the grouping of 15 items in six conceptual domains, namely: Valuing; Affective; Teaching; Content; Methodological or Instrumental; and Abstraction. Research subjects were 334 Brazilian teachers from all regions of Brazil who gave statistics course in various areas of knowledge (Exact, Health and Humanities) in 2008 in public and private institutions. The results suggest that the Statistics Teacher Attitude Scale - EAPE15 has satisfactory psychometric properties.


Palavras-chave


Atitudes do professor, Ensino de Estatística, Ensino Superior, Brasil

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