Concepções manifestadas por licenciandos em Matemática ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel
Conceptions expressed by mathematics student’s in dealing with tasks involving the concept of ring

Marcelo Silva de Jesus, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou identificar e discutir por meio da teoria APOS as concepções manifestadas por licenciandos em Matemática de uma Universidade do Norte do Paraná ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel. Para tanto, realizamos a coleta de dados por meio de cinco tarefas aplicadas a onze licenciandos concluintes da disciplina de Estruturas Algébricas. A partir dos registros escritos obtidos, identificamos as concepções (ação, processo, objeto, esquema) de cada um deles. O estudo evidenciou que cinco licenciandos ainda estavam na fase inicial da construção da concepção ação, quatro estudantes manifestaram ter a concepção ação, um estudante a concepção processo, um estudante a concepção objeto e nenhum estudante a concepção esquema.


Palavras-chave


Concepção de licenciandos em Matemática, Teoria APOS, Estrutura algébrica Anel.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p001-024

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