Concepções manifestadas por licenciandos em Matemática ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel<br>Conceptions expressed by mathematics student’s in dealing with tasks involving the concept of ring

Autores

  • Marcelo Silva de Jesus Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p001-024

Palavras-chave:

Concepção de licenciandos em Matemática, Teoria APOS, Estrutura algébrica Anel.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou identificar e discutir por meio da teoria APOS as concepções manifestadas por licenciandos em Matemática de uma Universidade do Norte do Paraná ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel. Para tanto, realizamos a coleta de dados por meio de cinco tarefas aplicadas a onze licenciandos concluintes da disciplina de Estruturas Algébricas. A partir dos registros escritos obtidos, identificamos as concepções (ação, processo, objeto, esquema) de cada um deles. O estudo evidenciou que cinco licenciandos ainda estavam na fase inicial da construção da concepção ação, quatro estudantes manifestaram ter a concepção ação, um estudante a concepção processo, um estudante a concepção objeto e nenhum estudante a concepção esquema.

This article presents some results of a research aimed to identified and discussed, through APOS Theory, the conceptions of Mathematics students from Northern Paraná University, in order to accomplish tasks concerning the concept of Ring. For that we conducted the data collection through five tasks applied to 11 students who were concluding the subject Algebraic Structures. From written records obtained, identified the conceptions (action, process, object, schema), of each student. The research showed that after taking classes of Algebraic Structures, five students showed they were still ah the starting process of the construction of the conception-action of ring, four students the conception-action, one student constructed a conception-object, one student the conception-process, and no student showed to have constructed the conception-schema.

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Biografia do Autor

Marcelo Silva de Jesus, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática

Especialista em Educação Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000).

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos