O ensino de estocástica no currículo de Matemática do Ensino Fundamental no Brasil <br> The Stochastic Teaching in the Mathematics curriculum of Elementary School in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p13-41

Palavras-chave:

Ensino de estocástica, Ensino Fundamental, Documentos curriculares nacionais.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi determinar as relações estabelecidas entre os documentos de orientações curriculares no Brasil em nível nacional, voltados para os alunos e professores, considerando o Ensino de estocástica no Ensino Fundamental e fundamentados na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e sua perspectiva ecológica. Formulamos o ecossistema do Ensino de estocástica na Educação Básica considerando o Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education - GAISE. Os resultados apontam que há um “norteamento” isolado quanto ao ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória, não convergindo para o ensino da Estocástica. Mas, acreditamos na expectativa da inclusão da Educação Estocástica nos currículos de formação de professores de Matemática, metodologicamente e na prática.


The purpose of this paper was to determine the relationships established between the curriculum guidelines documents in Brazil at national level, aimed at students and teachers, considering Stochastic Teaching in Elementary School and based on the Anthropological Theory of the Didactic (TAD) and its ecological perspective. We formulate the ecosystem of Stochastic Education in Guidelines for assessment and instruction in statistics education (GAISE) Report: A Pre-K-12 Curriculum Framework. The results indicate that there is an isolated "orientation" regarding the teaching of Statistics, Probability and Combinatorial Analysis, not converging to the teaching of Stochastics. But, we believe in the expectation of including Stochastic Education in the curricula of teacher training in Mathematics, methodologically and in practice.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Roberta de Cássia dos Anjos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017) em Uberaba - MG. Possui graduação concluída em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Foi supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e atualmente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio .Tem experiência na área de professor e com o projeto do PIBID , atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Experiências que interferem na formação inicial de professores de Matemática; Análise de documentos bibliográficos; Dificuldades de aprendizagem relacionadas com a Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Descritores, Matemática e Estatística.

Referências

ANNKUCH, M.; RUBICK, A. An exploration of students’ statistical thinking with given data. Statistics Education Research Journal, IASE, v. 1, n. 2, p. 4-5, 2002.

BATANERO, C; GODINO, J. Stochastics and its didactics for teachers: Edumat- Teachers project. Granada, Universidad de Granada, 2002. Disponível em: <http://www.ugr.es/~jgodino/edumat-maestros/welcome.html>. Acesso em: 01 dez. 2017.

BELLO, S. E. L.; SPERRHAKE, R. Educação e risco social na curricularização do saber estatístico no Brasil. Acta Scientiarum - Education, Maringá, v. 38, n. 4, p. 415-424, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar – 3ª versão. Ministério da Educação, abril 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHEVALLARD, Y. L’ analise des pratiques enseignantes em théorie antropologique du didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques. La Pensée Sauvage-Editions, Grenoble, França, v. 19, n. 2, p. 221-265, 1999.

COSTA, A. A Educação Estatística na formação do professor de Matemática. 153 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2007.

COSTA, A.; NACARATO, A. M. A Estocástica na Formação do Professor de Matemática: percepções de professores e de formadores. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro-SP, v. 24, n. 39, p. 367-386, 2011.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. 5 ed. São Paulo: Ática, 1998.

ESTEPA, A. Stochastic education in the ibero-american countries. In: Proceedings of the Sixth International Conference in Teaching Statistics (ICOTS), Cape Town: IASE and ISI, 2002. p. 49-52. Disponível em: http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/1/9c2_este.pdf. Acesso em: 13 Jul. 2016.

FRANKLIN, C. et al. Guidelines for assessment and instruction in statistics education (GAISE) Report: A Pre-K-12 Curriculum Framework. Alexandria, VA, March. 2005. Endorsed by the American Statistical Association August 2005. Disponível em: <https://www.amstat.org/education/gaise/GAISEPreK-12.htm>. Acesso em: 07 dez. 2016.

GODINO, J. D.; BATANERO, M.; CAÑIZARES, M. J. Azar y Probabilidad. Madrid: Sínteses, 1996.

HANCOCK, C. Hands on data: direct manipulation environments for data organization and analysis. Proposal funded by the National Science Foundation. Technical Education Research Centers, Cambridge, Massachusetts,1998.

HAWKINS, A. Training teachers to teach statistics. Voorburg: International Statistical Institute, 1990.

HEITELE, D. An Epistemological View on Fundamental Stochastic Ideas. Educational Studies in Mathematics, v. 6, n. 2, p. 187-205, 1975.

KATAOKA, V. Y. et al. A educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Relime [online], México, v. 14, n. 2, p. 233-263. 2011.

KATO, D. S. O conceito de ecossistema na produção acadêmica brasileira em Educação Ambiental: construção de significados e sentidos. 2014. 233 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara – SP, 2014.

KATO, D. S.; KAWASAKI. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.

KONOLD, C. Informal Conceptions of Probability. Cognition and Instruction, EUA, v. 6, n. 1, p. 59-98, 1989.

LOPES, C. A. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1998.

LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

LOPES, C. A. E. O ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a05.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015.

LOPES, C. A. E. A Estocástica no Currículo de Matemática e a Resolução de Problemas. In: Seminário em Resolução de Problemas, 2., 2011, Anais... SERP. Rio Claro: UNESP, v. 1. p. 1-10, 2011.

LOPES, C. A. E. A Educação Estocástica na Infância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 160-174, mai. 2012.

LOPES, C. A. E.; MORAN, R. C. C. P. A estatística e a probabilidade através das atividades propostas em alguns livros didáticos brasileiros recomendados para o ensino fundamental. In: Conferência Internacional: Experiências e Perspectivas do Ensino da Estatística: Desafios para o século XXI, 1., 1999. Anais ... Florianópolis, 20,21 e 22 de setembro de 1999. p. 167-174. Disponível em: <http://www.ime.unicamp.br/~lem/publica/ce_lopes/est_prop.pdf>. Acesso em: 30 Jul. 2016.

LOPES, A. J. BNCC - um cavalo de tróia e/ou um tiro no pé da Educação Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 12., 2016. Anais...Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, São Paulo, julho 2016.

MELETIOU-MAVROTHERIS, M.; LEE, C. Teaching students the stochastic nature of statistical concepts in an introductory statistics course. Statistics Education Research Journal. IASE, v. 1, n. 2, 2002.

MENEGHETTI, R. C. G.; BATISTELA, R. F.; BICUDO, M. A. V. A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão. Bolema - Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, p. 811-833, dez. 2011.

MENEZES, M. B. de; SANTOS, M. C. dos. O saber escolar na perspectiva da Teoria Antropológica do Didático. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT, 2., 2008, Recife, PE. Anais ... Universidade Federal de Pernambuco, Matemática Formal e Matemática não formal, Recife, 28 de julho a 1 de agosto de 2008.

NACARATO, A. M. Parecer – Base Nacional Curricular Comum (BNCC) - Área de Matemática, 2016. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/djalmabispo/adair-mendes-nacarato>. Acesso em: 22 out. 2016.

OLIVEIRA, D.; LOPES. C. A. E. A prática docente em estocástica, revelada por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 15, Número Especial, p. 909-925, 2013.

PASSOS, C. L. B. Parecer sobre documento da Base Nacional Comum Curricular Matemática – Ensino Fundamental, 2016. em: <https://docgo.org/download/documents/carmen-lucia-brancaglion-passos>. Acesso em: 10 fev. 2017.

RIBEIRO, S. D. As pesquisas sobre o ensino da Estatística e da Probabilidade no período de 2000 a 2008: uma pesquisa a partir do Banco de Teses da CAPES. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referências Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Matemática e suas Tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009.

SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Contribuições da SBEM para a Base Nacional Comum Curricular, 2016. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/BNCC_SBEM.pdf >. Acesso em: 08 dez. 2017.

SANTOS, J. L. B.; SANTOS, G. B.; ARAGÃO, I. G. Possibilidades e limitações: as dificuldades existentes no processo de ensino aprendizagem da matemática. In: Encontro Internacional de Formação de Professores, 7., 2013. Anais... ENFOPE, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, 2013.

SHAUGHNESSY, J. M. Research in probability and statistics: reflections and directions. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. USA: NCTM, 1992. p. 465-494.

SHAUGHNESSY, J. M. Research on students’ understanding of some big concepts. In BURRILL, G. F. (Ed.). Thinking and reasoning with data and chance. Reston, VA: NCTM, 2006. p. 77-95.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática