Estudantes do PROEJA e o currículo de Matemática: tensões entre discursos numa proposta de integração <br> PROEJA students and Mathematics curriculum: tensions between discourses in na integration proposal

Autores

  • Paula Reis de Miranda IF Sudeste MG UFMG
  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p131-156

Palavras-chave:

Currículo, Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas.

Resumo

Este artigo analisa a perspectiva sob a qual estudantes jovens e adultos da Educação Básica compreendem e delineiam possibilidades e interdições à realização de uma proposta de currículo integrado, nas aulas de Matemática. O material empírico foi produzido no acompanhamento de uma turma de PROEJA de um Instituto Federal (IF) durante dois semestres letivos, com gravação das aulas, coleta de produções escritas de estudantes e consulta a documentos da instituição e do campo da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nossa análise se volta para os posicionamentos discursivos que tais estudantes assumem nas interações de sala de aula, quando são simuladas tentativas de se promover uma integração entre o currículo de Matemática e a vida profissional – que a proposta do PROEJA prevê, mas a escola ainda não soube fazer.

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Biografia do Autor

Paula Reis de Miranda, IF Sudeste MG UFMG

 Paula Reis de MirandaDoutora em Educação (UFMG)Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PUC-Minas)Professora EBTT do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, UFMG

Maria da Conceição Ferreira Reis FonsecaUniversidade Federal de Minas GeraisProfessora Titular da Faculdade de EducaçãoCoordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG
Coordenadora do Polo MG do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática