A transposição didática na perspectiva do saber e da fromação do professor de matemática<br>The Didactic Transposition in the perspective of knowledge and of the professor's mathematics

Autores

  • Rúbia Carla Pereira Instituto Federal do ES
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do ES
  • Rony Cláudio Oliveira Freitas Instituto Federal do ES

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p41-60

Palavras-chave:

Transposição Didática, Ensino da Teoria dos Números

Resumo

Este artigo aborda a formação do professor com um olhar no seu saber e no processo de transposição didática do conteúdo de divisibilidade. Este estudo traz como resultado de pesquisa que a matemática científica trabalhada na disciplina de Teoria dos Números utiliza-se de conceitos diferentes da matemática escolar, ensinada no ensino fundamental. A análise no saber do professor de matemática e como ele influencia o processo de ensino e aprendizagem é feita à luz da teoria da Transposição Didática de Ives Chevallard. Observou-se a construção do conceito de divisibilidade em uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental e na disciplina de Teoria dos Números em um curso de Licenciatura em Matemática. Foram identificadas distorções no saber matemático, consequência do distanciamento entre a formação do inicial do professor e a matemática escolar.

 

This article deals with the formation of the teacher with a look at his knowledge and the process of didactic transposition of the content of divisibility, showing that the scientific mathematics taught in the discipline of Numbers Theory has different concepts of school mathematics, taught in elementary school - final series . The analysis in the knowledge of the teacher of mathematics and how it influences the process of teaching and learning, is made in the light of the Theory of Didactic Transposition by the Frenchman Chevallard. It was observed the construction of the concept of divisibility in a class of 6th year of Elementary School and in the discipline of Number Theory in a course of Degree in Mathematics. Distortions have been identified in mathematical knowledge, as a consequence of the distance between teacher's initial formation and school mathematics.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rúbia Carla Pereira, Instituto Federal do ES

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES - Vitória, na linha de pesquisa de Transposição Didática e Teoria dos Números. Especialista em Novas Tecnologias Educacionais, pelo FIJ, e em Logística de Produção Integrada, pela UFES. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela UFES. Professora de Matemática do IFES - Campus Montanha e também coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Matemática e Ciências. Membro diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional ES e pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, suas tecnologias e aplicações - GEPEMTA

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Instituto Federal do ES

Professora aposentada da UFES e, atualmente, professora do Instituto Federal do Espírito Santo ? Ifes/Cefor, atuando na licenciatura em Matemática e no Mestrado profissional em Educação de Ciências e Matemática ? EDUCIMAT. Exerce o cargo de Coordenadora da Pós Graduação lato Sensu Práticas pedagógicas para Professores do Centro de Referência em Formação e Ead- Cefor-Ifes. Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1972), mestrado em Matemática pela Instituto de Matemática Pura e Aplicada- IMPA (1980) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-RJ (1999) com ênfase em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática no ensino fundamental, médio e superior, atuando nos temas: Matemática, Formação do Professor, Ensino- Aprendizagem da Matemática. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do ES- GEPEM-ES e fundadora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do ES.

Rony Cláudio Oliveira Freitas, Instituto Federal do ES

Rony Freitas concluiu doutorado em Educação em 2010 e mestrado em Informática em 2004, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo e com pesquisas no campo da Educação Matemática. Atualmente é professor no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como Coordenador Nacional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e como docente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Recursos Didáticos de Matática - ReDiMa e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES. Tem focado suas pesquisas e trabalhos no desenvolvimento, avaliação e utilização de recursos didáticos de Matemática em mídias diversas e práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, na Educação Profissional, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação a Distância.

Referências

CHEVALLARD, Yves. La tranposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Traduzida por Claudia Gilman. Editora Aique: Buenos Aires. 1991.

DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995. 396 p.

MENEZES, A. P. A. B. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-Relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação à Álgebra na 6ª Série do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação). EFP, Recife, 2006. 410 p.

MOREIRA, P. C. e DAVID, M. M. M . S. O Conhecimento Matemático do Professor: Formação na Licenciatura e Prática Docente na Escola Básica. Tese (Doutorado em Educação). UFMG, Belo Horizonte, 2004. 195 p.

PAIS, Luiz Carlos. Transposição Didática. MACHADO, S. D. A. (Org.) Educação Matemática Uma (nova) introdução. 3 ed. revisada, 3 reimp. – São Paulo: EDUC, 2015. p. 11-48. 2015.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática; uma análise da influência francesa. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2011.

RESENDE, M. R. Re-Significando a Disciplina Teoria dos Números na Formação do Professor de Matemática na Licenciatura. Tese (Doutorado em Educação Matemática). PUC. São Paulo, 2007. 240 p.

RESENDE, M. R. A Teoria dos Números na Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Básica. MACHADO, S. D. A.; BIANCHINI, B. L. e MARANHÃO M. C. (Org.) Teoria Elementar dos Números da Educação Básica à Formação dos Professores que Ensinam Matemática. São Paulo: Iglu, 2015. 1-13 p.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Edição

Seção

Artigos