Um estudo sobre a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma pesquisa estatística<br>A study on the participation of 6th grade students in a statistical research

Autores

  • Pâmela de Paula Santos Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Antonio Carlos de Souza Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p224-247

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Estatística, Ensino Fundamental, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi verificar como se deu a participação, em uma pesquisa estatística, de um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola pública estadual da cidade de Guaratinguetá-SP. Os trabalhos para construção dos dados foram desenvolvidos ao longo de três encontros, nos quais foram realizados a elaboração um problema estatístico, os procedimentos de coleta, a coleta dos dados, sua organização em tabelas e gráficos, e, a interpretação dos resultados. As análises indicam que os alunos participantes já apresentavam indícios de noções de proporcionalidade, medidas de tendência central, censo e amostra, o que contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento do estudo realizado.


This text presents a qualitative research, which aims to verify the participation in a statistical research of a group of 6th grade students enrolled in a state public school in the city of Guaratinguetá-SP. The data construction work was carried out during three meetings, in which a statistical problem was elaborated, the collection procedures, the data collection, its organization in tables and graphs, and the interpretation of the results. The analyzes indicate that the students already had evidence of notions of proportionality, measures of central tendency, census and sample, which contributed significantly to the development of the study. In addition, the development of the work, as proposed, favored a growing mobilization of statistical concepts by the students.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pâmela de Paula Santos Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá

Antonio Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadula Paulista, Campus de Guaratinguetá

Referências

ANGELO, C L.; SILVA, F. F. C. O Tratamento da Informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades. In: Educação Matemática em Revista. Ano 13, nº 24, p. 33-39, jun. 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148p.

CARZOLA, I.; SANTANA, E. Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010. p.9-22.

COCKCROF, W. H. Mathematics counts. London: Her Majesty's Stationery Office, 1982.

CURI, E. Conhecimentos prévios de alunos de uma quarta série: Uma contribuição para o trabalho com tratamento da informação. In: Educação Matemática em Revista. Ano 10, nº 15, dezembro de 2003. p. 47-55.

LOPES, C. E. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, C. E.; QUEIROZ, C.; COUTINHO, S.; ALMOULOUD, S. A. (Orgs.). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. (Série Educação Estatística em foco). p. 47-64.

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 6 ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p.01-22.

PRESTES, M. L. A. A pesquisa qualitativa na educação. Revista Educação e Filosofia, v. 4, n. 7, p. 91-104. Uberlândia, jul./dez. 1989.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2011.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Edição

Seção

Artigos