Reflexões sobre a teoria das situações didáticas por duas pesquisadoras em diferentes estágios da vida acadêmica
Reflections on the theory of didactical situations by two researchers in different phases of academic life

Regina Litz Lamblém, Marilena Bittar

Resumo


Apropriar-se de uma teoria significa conhecer suas ideias centrais, as questões às quais ela busca (permite) responder, conhecer seus paradigmas. Porém desenvolver pesquisa em uma determinada perspectiva teórica significa mais do que isso. É preciso ter coerência entre o dito e o praticado. É disso que trata este artigo. Discutimos a apropriação da teoria das situações didáticas por duas pesquisadoras em educação matemática que vivem momentos distintos da carreira acadêmica. Uma relata os tropeços e o entusiasmo em um novo caminhar teórico e a outra discute a forma com que lida com as questões teóricas que se dispõe a estudar e a praticar. Nesse texto trazemos tanto reflexões da jovem pesquisadora sobre seu processo de transformação de paradigmas quanto da pesquisadora responsável por auxiliá-la nessa caminhada. 


S’approprier d’une théorie signifie connaître ses idées centrales, les questions auxquelles elle cherche (permet) à répondre, connaître ses paradigmes. Mais faire de la recherche sous une certaine perspective théorique signifie plus que cela. Il faut avoir une cohérence entre ce qui est dit et ce qui est pratiqué. C'est de cela que parle cet article. Nous discutons de l'appropriation de la théorie des situations didactiques par deux chercheurs en éducation mathématique qui vivent différents moments de leur parcours académique. Une raconte les difficultés et l'enthousiasme dans un nouveau parcours théorique et l'autre discute la façon selon laquelle elle traite les questions théoriques qu’elle s’apprête à étudier et à pratiquer. Dans cette texte nous apportons de réflexions aussi bien d'une jeune chercheur sur sont processus de transformation de paradigmes que de la responsable pour la guider dans ce processus.



Palavras-chave


Situações adidáticas; ensino; aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p202-221

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