Sala de aula invertida no ensino de Matemática: mapeamento de pesquisas científicas na área de Ensino<br>Flipped Classroom in the teaching of Mathematics: mapping of scientific research in the area of Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p222-235

Palavras-chave:

Mapeamento, Sala de aula invertida, Matemática

Resumo

Nesta pesquisa, teve-se como propósito identificar e analisar as publicações científicas, nacionais e internacionais, acerca da metodologia de sala de aula invertida, para o ensino de Matemática. Obtiveram-se 16 artigos, abrangendo investigações nos conteúdos de Cálculo, Métodos Numéricos e Álgebra Linear. Outras publicações apresentaram análises acerca da influência da inversão da sala de aula na diminuição da ansiedade e também, na utilização desta proposta por professores de Matemática. Tal mapeamento indicou, considerando os critérios apresentados, um número restrito de publicações, no período de 2014 a 2017, com apenas 5 periódicos. Com isso, consideram-se necessárias novas pesquisas, na área de Ensino, que possam analisar e discutir a metodologia da sala de aula invertida e as influências desta no ensino e aprendizagem de Matemática.


The purpose of this research was to identify and analyze the scientific publications, national and international, about the pedagogical strategy of the flipped classroom in the teaching of Mathematics. The study retrieved 16 papers, covering investigations in the contents of Calculus, Numerical Methods and Linear Algebra. Other searches showed the inversion of the classroom in the reduction of anxiety and also in the use of this proposal by teachers of Mathematics. Such mapping indicated a limited number of publications, from 2014 to 2017, with only five journals. Therefore, it is considered necessary new searches that can discuss the flipped classroom and the influences of this one in the teaching of Mathematics.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: karla.pschreiber@hotmail.com.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-doutorado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF).

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Matemática aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande/ RS, Brasil. celianemachado@furg.br

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora de Estatística do Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Referências

ADAMS, C.; DOVE, A. Flipping Calculus: The potential influence, and the lessons learned. Electronic Journal of Mathematics & Technology, v. 10, Issue 3, p. 154-164, out. 2016.

ARAUJO, E. A. Ensino de álgebra e formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, n. 2, 2008.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BISHOP, J. L.; VERLEGER, M. A. The Flipped Classroom: A Survey of the Research. In: ASEE ANNUAL CONFERENCE & EXPOSITION, 120., 2013, Atlanta. Anais… local: Washington DC, American Society for Engineering Education, 2013. p. 1-18. Disponível em:< www.asee.org/file_server/papers/attachment/file/0003/3259/6219.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

CAPES. Plataforma Sucupira, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em: 23 set. 2017.

CRONHJORT, M.; FILIPSSON, L.; WEURLANDER, M. Improved engagement and learning in flipped-classroom calculus. Teaching Mathematics and its Applications: An International Journal of the IMA, p. 1-9, mai. 2017.

DOVE, A.; DOVE, E. Examining the Influence of a Flipped Mathematics Course on Preservice Elementary Teachers' Mathematics Anxiety and Achievement. Electronic Journal of Mathematics & Technology, v. 9, n. 2, 2015.

EDUCAUSE. Things you should know about flipped classrooms. 2012. Disponível em: <http://net.educause.edu/ir/library/pdf/eli7081.pdf>. Acesso em: jul. 2013.

GEMIGNANI, E. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, v. 1, n. 2, 2012.

JOHNSTON, B. M. Implementing a flipped classroom approach in a university numerical methods mathematics course. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 48, n. 4, p. 485–498, maio 2016.

JUNGIĆ, V.; KAUR, H.; MULHOLLAND, J.; XIN, C. On flipping the classroom in large first year calculus courses. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 46, n. 4, p. 508–520, 2014.

KENSINGTON-MILLER, B.; NOVAK, J.; EVANS, T. Just do it: flipped lecture, determinants and debate. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 47, n. 6, p. 853-862, 2016.

LESSEIG, K.; KROUSS, P. Implementing a flipped instructional model in college algebra: profiles of student activity. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 48, n. 2, p. 202-214, fev. 2016.

LIMA, G. L. O Ensino do Cálculo no Brasil: breve retrospectiva e perspectivas atuais. In: Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, XI, 2013, Curitiba, Anais... Curitiba, 2013.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP, Papirus, 1997.

LOVE, B.; HODGE, A.; GRANDGENETT, N; SWIFT, A. W. Student learning and perceptions in a flipped linear algebra course. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 45, n. 3, p. 317–324, abr. 2014.

MACIEJEWSKI, W. Flipping the calculus classroom: an evaluative study, Teaching Mathematics and its Applications: An International Journal of the IMA, v. 35, Issue 4, p. 187–201, dez. 2015. https://doi.org/10.1093/teamat/hrv019

MIGUEL, A.; FIORENTINI, D; MIORIM, M. Â. Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo? Pro-Posições, v. 3, n. 1, p. 39-54, mar. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644424>. Acesso em: 07 dez. 2017.

MONTERO, Y. H.; PEDROSA, M. E.; ASTIZ, M. S.; VILANOVA, S. L. Caracterización de las actitudes de estudiantes universitarios de Matemática hacia los métodos numéricos. REDIE: Revista Electrónica De Investigación Educativa, v. 17, n. 1, p. 88-99, jan. 2015.

MORAN, K.; MILSOM, A. The Flipped Classroom in Counselor Education. Counselor Education and Supervision, v. 54, n. 1, p. 32–43, mar. 2015.

MURPHY, J.; CHANG, J.; SUARAY, K. Student performance and attitudes in a collaborative and flipped linear algebra course. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 47, n. 5, p. 653–673, jul. 2015.

NACCARATO, E.; KARAKOK, G. Expectations and implementations of the flipped classroom model in undergraduate mathematics courses. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 46, n. 7, p. 968–978, out. 2015.

NOVAK, J.; KENSINGTON-MILLER, B.; EVANS, T. Flip or flop? Students’ perspectives of a flipped lecture in mathematics. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 48, n. 5, p. 647-658, dez. 2016.

OSPINA, A. G. Las TIC en la enseñanza de los métodos numéricos. Sophia, v. 11, n. 2, p. 143-154, jan. 2015.

PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 58, p. 739–759, ago. 2017.

PETRILLO, J. On flipping first-semester calculus: a case study. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 47, p. 573–582, mai. 2015.

SAUMIER, L. Improvements on the Peer-Instruction Method: A Case Study in Multivariable Calculus. Electronic Journal of Mathematics & Technology. v. 10, Issue 3, p. 137-153, out. 2016.

SCHNEIDER, E.; SUHR, I. R. F.; ROLON, V. E.; ALMEIDA, C. M. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de blended learning. Revista Intersaberes. v. 8, n. 16, p. 68-81, jul. – dez. 2013. Disponível em: http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/499. Acesso em: 07 dez. 2017.

SUHR, I. R. F. Desafios no uso da sala de aula invertida no ensino superior. Revista Transmutare, v. 1, n. 1, 2016.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Paraná. n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155037796006>, ISSN 0104-4060>. Acesso em: 23 set. 2017.

WASSERMAN, N. H.; QUINT, C.; NORRIS, Scott A.; CARR, Thomas. Exploring Flipped Classroom Instruction in Calculus III. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 15, n. 3, p. 545–568, mar. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Artigos