Aspectos do ensino de Matemática nos Ginásios Vocacionais paulistas: integração de disciplinas e Matemática Moderna<br>Teaching and learning Math in the Vocational Gymnasiums: some remarks on curricular integration and New Math Movement

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p85-112

Palavras-chave:

Ginásios Vocacionais, Integração de disciplinas, Matemática Moderna.

Resumo

O artigo trata do ensino de Matemática nos Ginásios Vocacionais, instituições paulistas de ensino secundário criadas em 1961 e extintas pelo Regime Militar em 1968. Alguns aspectos gerais, relativos à proposta pedagógica dessas escolas, são apresentados de modo a sustentar a discussão mais especifica sobre os dois temas centrais neste artigo: o modo como a Matemática operava num contexto em que a integração de disciplinas era um principio fundamental; e a influência da Matemática Moderna nessa instituição.


The so called Ginásios Vocacionais (Vocational Gymnasiums) were an institution created in São Paulo State (Brazil) in 1962 and extinguished by the Brazilian Dictatorial Government in 1968. The main intention of this paper is to discuss some features of the teaching and learning of Mathematics in such schools. Some data on the general educational context are presented in order to support the discussion about the two central issues of this article: the role of Mathematics in a curricular framework in which integration among disciplines was one of the main principles; and the influence of New Math in these Gymnasiums. This paper is based in a research developed using Oral History as its main methodological guide.

 

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Biografia do Autor

Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura, "Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ibitinga"

Doutora em Educação Matemática - UNESP - Rio Claro. Docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ibitinga-SP.

Antônio Vicente Marafioti Garnica, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

Doutor em Educação Matemática– UNESP - Rio Claro. Docente do Departamento de Matemática (UNESP - Bauru) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP - Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP - Bauru).

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Publicado

2018-10-03

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Artigos