Abordagem investigativa em aulas de Matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores
Investigative approach in mathematics classes: an investigation with cases of teaching in teacher training

Denise Knorst da Silva, David Antonio Costa

Resumo


Esse estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cuja investigação é sobre os conhecimentos do professor em uma ação de Formação orientada por e para a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O recorte considera a análise de uma prática com casos de ensino como instrumento pedagógico na Formação de Professores. Apresenta-se a proposta, com objetivos e características dos casos de ensino, descrevendo o seu desenvolvimento e apresentando reflexões e análises a luz da problemática: Que compreensões sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática são produzidas por professores em Formação mediante a análise de casos de ensino? Os resultados apontam para o potencial dos casos de ensino na compreensão da abordagem investigativa pelos docentes em Formação.


Palavras-chave


abordagem investigativa; formação de professores; aulas de Matemática; casos de ensino.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p160-179

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