Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica
Straight lines that intersect each other and fingers that move with dynamic geometry devices

Marcos Paulo Henrique, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


Aqui se apresentam contribuições e desafios de duas tarefas com discentes do 8.º ano do Ensino Fundamental, dentro de uma pesquisa sobre o aprendizado de retas paralelas cortadas por uma transversal no GeoGebra, com manipulações na tela dos smartphones dos estudantes. Os dados resultaram de gravação em áudio e vídeo; captura de telas do dispositivo, registros escritos e diário do pesquisador. Os estudantes ampliaram sua visão de propriedades e relações geométricas, e o uso de smartphones permitiu observar elementos articulados à exploração e à manipulação das retas construídas. A tela pequena do smartphone dificultou a visualização de propriedades.

Palavras-chave


ambientes de geometria dinâmica; dispositivo móvel; retas paralelas; transversal; ensino fundamental.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p197-216

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