A escolha do tema do projeto de modelagem e as relações de poder entre os integrantes de um grupo
Modelling project theme choice and power relations among the group members

Ilaine da Silva Campos

Resumo


Neste artigo, busco compreender as relações de poder que se constituíram a partir da escolha do tema de um projeto de Modelagem. O estudo se fundamenta na abordagem teórica da Educação Matemática Crítica e na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de uma turma de 3º Ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. O estudo é de natureza qualitativa e foram desenvolvidas observações participante e uma entrevista em grupo. A partir da análise dos dados, é possível compreender que a escolha do tema pelos estudantes pode favorecer preestabelecer relações hierarquicamente desiguais entre os estudantes, distanciando, dessa maneira, da proposta de se constituir relações democráticas em sala de aula. 


Palavras-chave


Modelagem Matemática, Ações dos estudantes, Escolha do tema Relações de poder

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p217-237

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM