A dimensão sociopolítica da matemática: em foco os processos formativos do professor indígena
The sociopolitical dimension of mathematics: in focus the formative processes of the indigenous teacher

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Bruna Larissa Cecco

Resumo


O presente trabalho, de cunho teórico, objetiva discutir o processo de formação inicial de professores Kaingang no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O estudo tem aporte teórico na Educação Matemática Crítica. Propomos pensar a formação de modo a potencializar o acadêmico indígena à luz do cenário de sua cultura, com uma educação matemática para o empowerment. Para ressaltar esse potencial, tratamos da matemacia. Destacamos a necessidade de pensar os critérios utilizados na construção dos conceitos matemáticos e superar a ideologia da certeza, dada em função do pensamento hegemônico acerca da universalidade da matemática. 


Palavras-chave


Educação Matemática Crítica; Professor Indígena; Empowerment; Matemacia.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDI, L. S.; CALDEIRA, A. D.; DUARTE, C. G. Posição de fronteira e produção de significados na educação matemática indígena. Reflexão e Ação. V.21, Especial, 2013.

BIOTTO FILHO, D. O desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus Rio Claro. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro: 2008.

BORBA, M.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em matemática. In: SKOVSMOSE, O. A educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parecer N.14/99, do Conselho Nacional de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p202-215

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA