Tendências em Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática Reveladas no EBRAPEM
Trends in Digital Technologies in Teaching Mathematics Revealed in EBRAPEM

Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Pinto, Vanderlei Folmer

Resumo


Neste artigo apresentamos e analisamos as tendências em Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, apontadas nas edições XVIII, XIX, XX e XXI do Encontro Brasileiro de Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da combinação de estado da arte e da meta-análise de 141 trabalhos, entre resumos e artigos completos, publicados nos anais dos anos de 2014 a 2017. Os resultados apontam que predominam as pesquisas de mestrado, envolvendo principalmente estudantes da educação básica. Ainda, observam-se como tendência nos anos de 2014 e 2015 as pesquisas envolvendo a temática tecnologia digital. No ano de 2016, o destaque foi para o software GeoGebra, seguido do tema Tecnologias Digitais e do uso de vídeos. E por fim, em 2017, permanece o software GeoGebra em destaque, seguido dos vídeos.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais; Ensino de Matemática; EBRAPEM.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p001-022

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