Tendências em Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática Reveladas no EBRAPEM<br>Trends in Digital Technologies in Teaching Mathematics Revealed in EBRAPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p001-022

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, EBRAPEM.

Resumo

Neste artigo apresentamos e analisamos as tendências em Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, apontadas nas edições XVIII, XIX, XX e XXI do Encontro Brasileiro de Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da combinação de estado da arte e da meta-análise de 141 trabalhos, entre resumos e artigos completos, publicados nos anais dos anos de 2014 a 2017. Os resultados apontam que predominam as pesquisas de mestrado, envolvendo principalmente estudantes da educação básica. Ainda, observam-se como tendência nos anos de 2014 e 2015 as pesquisas envolvendo a temática tecnologia digital. No ano de 2016, o destaque foi para o software GeoGebra, seguido do tema Tecnologias Digitais e do uso de vídeos. E por fim, em 2017, permanece o software GeoGebra em destaque, seguido dos vídeos.

The aim of this article is to present and analyze the trends in digital technologies in Mathematics teaching, pointed out in the XVIII, XIX, XX and XXI editions of the Brazilian Meeting of Graduate Students in Mathematics Education. As a methodological procedure, we use the state of the art and meta-analysis of 141 papers, among abstracts and complete articles, which were published in the annals of the years 2014 to 2017. Results indicate that the master's research predominates, involving mainly students of basic education. Still, in the years 2014 and 2015, the digital technology theme is a research trend. In the year 2016, the highlight was for GeoGebra, followed by the digital technologies theme and the use of videos. Finally, in 2017, GeoGebra remains in the highlight, followed by the use of videos.

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS.

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atua como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também como professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS, pesquisando principalmente sobre ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Educação a Distância e Formação de Professores.

Ana Cristina Pinto, UFPel

Graduada em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação pelo PPGC /UFRGS. Atuou como coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia FTEC na unidade de Porto Alegre. Atualmente sou professora pesquisadora (bolsista/CAPES-UAB) do curso de Matemática a Distância da UFPel e desenvolvo atividades de pesquisa na área de Educação a distância (EAD) e aluna regular do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Vanderlei Folmer, Professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria e Letras - Português/Inglês pela Universidade Paulista, mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de Lisboa - Portugal. É professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Nutrição, Obesidade, Diabetes mellitus e Estresse Oxidativo.

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2019-09-02

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Artigos