O estado do conhecimento acerca das tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior
The state of knowledge about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education

Joice Rejane Pardo Maurell, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira

Resumo


O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online – SciELO e na Plataforma Sucupira, a partir das expressões Matemática e Ensino Superior. Na busca construiu-se um mapa teórico com dezesseis artigos, com o objetivo de conhecer as produções sobre as tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior. No processo de reconhecimento/análise dos artigos emergiram quatro categorias. Todos as pesquisas convergiram para a diversidade das práticas, contemplando as TIC, modelagem, interdisciplinaridade, sequência didática, experiências não formais, projetos institucionais e, ainda, apresentaram reflexões teóricas que fazem interlocuções com os fundamentos da Educação Matemática, que foi referenciada na totalidade dos trabalhos.


Palavras-chave


Tendências, Metodológicas, Matemática, Ensino Superior

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p300-321

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