O estado do conhecimento acerca das tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior<br>The state of knowledge about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education

Autores

  • Joice Rejane Pardo Maurell Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p300-321

Palavras-chave:

Tendências, Metodológicas, Matemática, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online – SciELO e na Plataforma Sucupira, a partir das expressões Matemática e Ensino Superior. Na busca construiu-se um mapa teórico com dezesseis artigos, com o objetivo de conhecer as produções sobre as tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior. No processo de reconhecimento/análise dos artigos emergiram quatro categorias. Todos as pesquisas convergiram para a diversidade das práticas, contemplando as TIC, modelagem, interdisciplinaridade, sequência didática, experiências não formais, projetos institucionais e, ainda, apresentaram reflexões teóricas que fazem interlocuções com os fundamentos da Educação Matemática, que foi referenciada na totalidade dos trabalhos.

The present article is the result of a research carried out in the electronic library Scientific Electronic Library Online - SciELO and in the Platform Sucupira, from the expressions Mathematics and Higher Education. In the search was constructed a theoretical map with sixteen articles, whose objective was to know the productions about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education. In the process of recognition / analysis of the articles emerged four categories. All the researches converged to the diversity of the practices, contemplating ICT, modeling, interdisciplinarity, didactic sequence, not formal experiences, institutional projects and also presented theoretical reflections that make interlocutions with the foundations of Mathematics Education, referenced in the totality of the works.

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Biografia do Autor

Joice Rejane Pardo Maurell, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de educação em Ciências: química da vida e saúde: Universidade Federal do Rio Grande FURG

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande FURG, Programa de Pós-graduação de educação em Ciências: química da vida e saúde

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane: Universidade Federal do Rio Grande FURG, Programa de Pós-graduação de educação em Ciências: química da vida e saúde

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos