Ensino e Aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo: algumas reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura<br>Teaching and Learning of the Fundamental Theorem of Calculus: some reflections from a systematic literature review

Autores

  • Juliana França Viol Paulin Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
  • Alessandro Jacques Ribeiro Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p239-263

Palavras-chave:

Teorema fundamental do cálculo, ensino e aprendizagem de cálculo, conhecimento matemático para o ensino, revisão sistemática.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma revisão sistemática de literatura, a partir de pesquisas em Educação Matemática que investigaram e discutiram aspectos relacionados ao Teorema Fundamental do Cálculo, buscando organizar alguns resultados referentes ao ensino e à aprendizagem do Cálculo sob a ótica do Conhecimento Matemático para o Ensino. Primeiramente expõe-se uma categorização dessas pesquisas, focando seus objetivos de investigação e destacando suas similaridades e convergências. Em um segundo momento, a partir de questões que nortearam a leitura e análise, buscam-se por aspectos histórico-epistemológicos e didático-pedagógicos que caracterizam os processos de ensinar e de aprender Cálculo. Nos resultados apontam evidências da importância do conceito de função para a compreensão de conceitos relacionados ao Teorema Fundamental do Cálculo e, consequentemente, para o ensino e aprendizagem do Cálculo.

This paper presents a systematic literature review, based on researches in Mathematics Education that investigated and discussed aspects related to the Fundamental Theorem of Calculus. From this, it seeks to organize some results about the teaching and learning of Calculus based on Mathematical Knowledge for Teaching. Firstly, it presents a categorization of researches, focusing on its objectives and highlighting its similarities and convergences. Secondly, based on questions that guided our reading and analysis, searching for historical-epistemological and didactical-pedagogical aspects that characterize the teaching and learning of Calculus. The results show evidences about the importance of the concept of function for the understanding of concepts related to the Fundamental Theorem of Calculus and, consequently, for the teaching and learning Calculus.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana França Viol Paulin, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Licenciada em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2006). Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM), da Universidade Federal do ABC (2018). Atua nos seguintes temas de pesquisa em Educação Matemática: Formação de Professores, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Educação a Distância e Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Alessandro Jacques Ribeiro, Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículos. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p. 17-30.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 99-129, abr. 2008.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012.

ANACLETO, G.M.C. Uma investigação sobre a aprendizagem do teorema fundamental do cálculo. Dissertação em Educação Matemática. 2007, 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389 - 407, nov./dez. 2008.

BRESSOUD, D. Historical Reflections on Teaching the Fundamental Theorem of Integral Calculus. The American Mathematical Monthly, v. 118, n. 2, p. 99-115, Feb. 2011. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.4169/amer.math.monthly.118.02.099>. Acesso em: 29 jun. 2017.

CAMPOS, R. P. A abordagem do teorema fundamental do cálculo em livros didáticos e os registros de representação semiótica. Dissertação em Educação Matemática. 2007, 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

FARIAS, M. M. do R. Introdução a noções de cálculo diferencial e integral no ensino médio no contexto das TIC: implicações para prática do professor que ensina matemática. 2015. 292p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.

FIORENTINI, D. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994, 414p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1994.

FIORENTINI, D. A Formação Matemática e Didático-pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107-115, jun. 2005.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

GRANDE, A. L. O ensino do teorema fundamental do cálculo envolvendo o pensamento intuitivo e visual. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-12, 2016

GRANDE, A. L. Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino. 2013, 324 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

GERSON, H.; WALTER, J. G. Exploring connected understanding in context. In: 29th Annual Conference of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2007, Lake Tahoe. Proceedings... PME, p. 268-271, 2007.

GORDILLO, W.; PINO-FAN, L. R. Una Propuesta de Reconstrucción del Significado Holístico de la Antiderivada. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 535-558, ago. 2016.

JONES, S. R. The prevalence of area-under-a-curve and anti-derivative conceptions over Riemann sum-based conceptions in students’ explanations of definite integrals. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 46, n. 5, p. 721–736, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2014.1001454

KIRSCH, A. The fundamental theorem of calculus: visually?. ZDM Mathematics Education, v. 46, p. 691–695, 2014. DOI 10.1007/s11858-014-0608-9

KOUROPATOV, A.; DREYFUS, T. Learning the integral concept by constructing knowledge about accumulation. ZDM Mathematics Education, v. 46, p. 533–548, 2014. DOI 10.1007/s11858-014-0571-5

MARIM, V. Formação Continuada do Professor que Ensina Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira 2003-2007. Tese (Doutorado em Educação Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2011.

MARIN, D. Professores de matemática que usam tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009, 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

MENDUNI-BORTOLOTI, R. D.; BARBOSA, J. C. A Construção de uma Matemática para o Ensino do Conceito de Proporcionalidade Direta a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro (SP), v. 31, n. 59, p. 947-967, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n59a05

MISKULIN, R. G. S. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de Matemática. In: FIORENTINI, D. (org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 217-248.

O’SHEA, A. BREEN, S.; JAWORSKI, B. The Development of a Function Concept Inventory. International Journal of Research in Undergraduate Mathematics Education, v. 2, n. 3, p. 279-296, 2016. DOI 10.1007/s40753-016-0030-5

PAZUCH, V.; RIBEIRO, A. J. R. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n.1, p. 465-496, 2017.

PEREZ, G. Prática Reflexiva do Professor de Matemática. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (Org.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo: Editora Cortez, 2004, p. 250-263.

PICONE, D. F. B. Os registros de representação semiótica mobilizados por professores no ensino do teorema fundamental do cálculo. 2007, 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

PONCE-CAMPUZANO, J. C. Developing prospective mathematics teachers in Mexico: a lesson on the relationship between integration and differentiation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 44, n. 7, p. 996-1006, 2013. DOI: 10.1080/0020739X.2013.826386

PONCE-CAMPUZANO, J. C.; MALDONADO-AGUILAR, M. A. The fundamental theorem of calculus within a geometric context based on Barrow’s work. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 45, n. 2, p. 293-303, 2014. DOI: 10.1080/0020739X.2013.822586

RIBEIRO, A. J. A Álgebra que se aprende e a Álgebra que se ensina: encontros e desencontros na visão dos professores. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, Año 11. Número 15. pp 127-136, 2016.

RIBEIRO, A. J. Equação e Conhecimento Matemático para o Ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro (SP), v. 26, n. 42B, p. 535-557, abr. 2012.

RIBEIRO, A. J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor – explorando conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SCUCUGLIA, R. Investigando o teorema fundamental do cálculo com calculadoras gráficas. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte - MG. Anais... IX Encontro Nacional de Educação Matemática Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), p. 1-20, 2007

SEGADAS, V. C. Students’ Understanding of the Fundamental Theorem of Calculus: an Exploration of Definitions and Visual Imagery. Tese (Doutorado), Institute of Education, University of London, 1998.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in the teaching. Educational Researcher, Washington, US, v. 15, n. 2, p. 4 - 14, 1986.

THOMPSON, P. Images of rate and operational understanding of the fundamental theorem of calculus. Educational Studies Mathematics, v. 26, p. 229-274, 1994.

VAJIAC, A.; VAJIAC, B. Areas and the Fundamental Theorem of Calculus. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 8, n. 39, p.1023-1036, 2008. DOI: 10.1080/00207390802136545

VERZOSA, D.; GUZON, A. F.; DE LAS PEÑAS, M. L. A. N. Using dynamic tools to develop an understanding of the fundamental ideas of calculus. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 45, n. 2, p. 190–199, 2014, DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2013.790513

Downloads

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos