Relação Institucional Pessoal do Professor em sala de aula sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático <br> Personal institutional relationship of the teacher in the classroom from the perspective of the anthropological theory of didactics

Autores

  • Edelweis Jose Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Campus Agreste
  • Anna Paula Avelar Brito Lima Universidade Federal de Rural de Pernambuco- UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p51-71

Palavras-chave:

Livro Didático de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Professor

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi investigar as relações institucionais e pessoais de três professores em comparação com às praxeologias materializadas por esses professores em ação na sala de aula com o saber relativo as equações polinomiais do primeiro grau. A realização deste estudo está fundamentada na ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Os resultados indicam que os três professores, em parte, balizaram suas aulas nas sequências sugeridas pelos autores dos livros didáticos. Embora que, mesmo o professor escolhendo o livro de referência, vimos que ele faz adaptações no processo de ensino em sua sala de aula. <br>

This article presents the results of part of a doctoral research whose objective was to investigate the institutional and personal relationships of three teachers in comparison to the praxeology materialized by these teachers in action in the classroom with the knowledge relative to the polynomial equations of the first degree. The accomplishment of this study is based on the perspective of the Anthropological Didactic Theory (ATD). The methodology was based on a qualitative ethnographic approach. The results indicate that the three teachers, in part, used their classes in the sequences suggested by the authors of the textbooks. Although that same teacher choosing the reference book, we saw that he makes adaptations in the teaching process in his classroom.


Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRÉ, M. E.D.A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 18 ed. 2011.

ARAUJO, A. J. de O ensino de Álgebra no Brasil e na França: um estudo sobre o ensino de equações do 1° grau à luz da teoria antropológica do didático. Tese de doutorado, UFPE, 2009.

ANDRINI, A. Praticando Matemática, 7 / Álvaro Andrini e Maria José Vasconcelos. 3ª Ed. Renovada- São Paulo: Editora do Brasil, 2012 (Coleção Praticando Matemática).

BARBOSA, E.J.T, Equação do Primeiro Grau em Livros Didáticos Sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático, 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.

______. Praxeologia do Professor: análise comparativa com os documentos oficiais e do livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. Tese de doutorado, UFRPE. 2017.

BOSCH, M.; CHEVALLARD, Y. Ostensifs et sensibilité aux ostensifs dans l´activité mathématique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, p. 77-124, 1999.

CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: Matemática: Ensino Fundamental. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho/coord. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 17, p. 15- 30). Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&task. Acesso em maio de 2015.

CHEVALLARD, Y. (1999) L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. In : Recherches en Didactiques des Mathématiques, pp. 221-266.

______. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.

______. Concepts fondamentaux de la didactique: perspective apportèes par une aproche anthropogique. In: Recherches en Didactique de mathématiques, vol 12, p. 73-112, 1991.

______. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Actes de l’U.E. de la Rochelle, 1998.

______. Le passage de l'arithmétique à l'algébrique dans l'enseignement des mathématiques au collège: l'évolution de la transposition didactique. In : Petit X n° 5, IREM, Grenoble, 1984.

______. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Actes de l’U.E. de la Rochelle, 1998.

______. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L´approche antropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Vol 19, nº 2, pp. 221-266, 1.999.

______. Passé et présent de la théorieanthropologique du didactique. Em ruiz-Higueras, L.; Estepa, A.Garcia, F.J. (Eds). Sociedad, Escuela y Matemáticas. Aportaciones de La teoria Antropológica de La Didática, p. 705-746. Servicio de publicaciones de laUniversidad de Jaén, 2007.

______. Théorie Anthropologique du Didactique & Ingénierie Didactique du Développement. Journal du Seminaire TAD/IDD, UMR ADEF, v.1, n.3, p. 1-73, 2014.

D’AMBROZIO, U. Educação Matemática: Da Teoria A Prática. – 14° Ed – Campinas Sp: Papirus, 1996.

FONSECA, C. (2004), Discontinuidades matemáticas y didácticas entre la Enseñaza Secundaria y la Enseñaza Universitaria. Tesis Doctoral.Departamento de Matemática Aplicada I. Universidad de Vigo.

IMENES, L. M. Matemática. Imenes& Lellis. Obra em 4 v. para alunos de 6° ao 9° ano. São Paulo: Moderna, 1ª ed. 2010.

KIERAN, C. Learning and teaching Algebra at the middle school through college levels: Building meaning for symbols and their manipulation. In F.K. Lester, Jr., (Ed.), Second Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 707-762). Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2007.

NAME, M. A. Tempo de Matemática, 7: ensino fundamental, 2 ed.- São Paulo: Editora do Brasil, 2010

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)