Estudo exploratório de pesquisas relacionadas ao tema currículo de cursos de licenciatura em matemática<br>Exploratory study of research related to the curriculum theme in mathematics degree courses

Autores

  • Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Armando Traldi Junior IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p681-707

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Matemática, Conhecimento

Resumo

Neste artigo é apresentado um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo exploratório, que teve como objetivo compreender qual o tratamento que está sendo dado por pesquisadores da área de Educação Matemática ao objeto de pesquisa definido como currículo de cursos de Licenciatura em Matemática. A partir deste estudo é possível afirmar que: (i) a compreensão do currículo é na perspectiva da abordagem do conhecimento, não tratando-se a perspectiva de qual é o conhecimento relevante na formação inicial do professor; (ii) a utilização de documentos oficiais prescritos é comum a todos os trabalhos analisados, com o papel de definir “o que”, e “como”, deve ser tratado o conhecimento; (iii) há uma evolução de estudos principalmente após a publicação das DCNs para a Formação de Professores de 2002.

This paper presents a qualitative study, exploratory study type, which aimed to understand which treatment is being given by researchers in the area of Mathematical Education to the research object defined as curriculum of Mathematics Degree courses. From this study it is possible to state that: (i) the understanding of the curriculum is from the perspective of the implementation of curriculum recommendations, not questioning what is the relevant knowledge in the initial teacher education; (ii) the use of prescribed official documents is common to all analyzed works, with the role of defining “what” and “how”, knowledge should be treated; (iii) there is a quantitative increase in studies with the thematic curriculum of Mathematics Degree courses, especially after the publication of the DCNs for Teacher Training in 2002.

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Biografia do Autor

Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Armando Traldi Junior, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2020-01-31

Edição

Seção

Artigos