Um olhar fenomenológico à Geometria Dinâmica<br>A way of understanding phenomenologically the Dynamic Geometry

Autores

  • José Milton Lopes Pinheiro Universidade da Região Tocantina do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-0989-7403
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual Paulista
  • Adlai Ralph Detoni Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p264-287

Palavras-chave:

Fenomenologia, Geometria Dinâmica, Movimento, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho visa focar a Geometria Dinâmica da perspectiva da fenomenologia husserliana. Questiona-se: pode a Fenomenologia constituir um solo teórico ao fenômeno Geometria Dinâmica? Para tal compreensão foi realizado um estudo bibliográfico sobre Geometria Dinâmica no âmbito da Educação Matemática, buscando como é definida e os termos que mais se apresentam nestas definições e no dizer sobre ela. Tendo esse estudo foi possível fazer leituras em obras de pesquisadores do campo da Fenomenologia, tais como Husserl e Merleau-Ponty, buscando evidências que pudessem ser direcionadas às compreensões correlatas do estudo sobre Geometria Dinâmica. Foi possível tecer um pensar fenomenológico sobre o mover, o construir, o arrastar, bem como sobre as implicações desses atos, tais quais a percepção de movimento, de configurações e desconfigurações, de varações e de invariantes.

In this article we aim the core movement of Dynamic Geometry from a phenomenological perspective. Our question: what do we mean by movement when we work with Dynamic Geometry? To answer this, we carried out a bibliographic study on Dynamic Geometry in Mathematical Education. We studied texts by Husserl and Merleau-Ponty to understand the proposed question. Phenomenology has allowed us to think and write considerations about movement and construction, as well as on the implications of these acts, such as: the perception of movement, of configurations and deconfiguration, of variations and invariants, pointed to as characteristic of information technology. In a wider perspective, we understand these actions as moving-perceiving-knowing.

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Biografia do Autor

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011), . Professor com experiência no Ensino Fundamental, Médio e Universitário. Na universidade trabalhou em cursos de Matemática, Engenharia, Sistemas de Informação, Saúde e Administração, nos quais lecionou diversas disciplinas da área da Matemática, dentre as quais os Cálculos, Variáveis Complexas, Álgebra, Equações Diferenciais, Análise na Reta, Matemática Discreta, Estatística e Probabilidade.

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1963), graduação em Pedagogia Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Educação Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1973). Livre-docente em Filosofia da Educação, UNESP-Araraquara, 1978. Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1988. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, fenomenologia, educação e filosofia da educação matemática. Research Fellow na University of California, Berkeley, Professora convidada da Facoltà di filosofia dellUniversità Lateranense di Roma, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, foi coordenadora e vice coordenadora do PGEM da UNESP, , Co-Editora do Boletim de Educação Matemática, Pró-Reitora de Graduação da UNESP de 1993 a 2001, Membro do CA-CNPq de 2011 a 2014. Presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos www.sepq.org.br Editora da Revista Pesquisa Qualitativa www.sepq.org.br

Adlai Ralph Detoni, Universidade Federal de Juiz de Fora

rofessor Titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1985), Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1983), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1994) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2000). Tem experiência como docente e pesquisador na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Geometria, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação Matemática, Desenho, Fenomenologia e Epistemologia.

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Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos