A recontextualização de textos na produção de um material curricular para os jogos de linguagem da matemática escolar<br>The recontextualization of texts in the production of a curricular material for the language games of school mathematics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p320-347

Palavras-chave:

Recontextualização, realizações, jogos de linguagem

Resumo

Nosso objetivo foi identificar e descrever de que forma alguns conceitos matemáticos são recontextualizados por uma comunidade de professores que ensinam matemáticas tendo em vista os jogos de linguagem da matemática escolar.  Para tanto, analisamos – por meio de uma abordagem qualitativa e inspirados nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem – as discussões de professores que ensinam matemáticas no que tange a produção de materiais curriculares, levando em consideração a noção de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein. Como resultado, apontamos que os professores tendem a recontextualizar textos que regulam não somente o comportamento dos símbolos e palavras a partir da literatura em Educação Matemática, mas as ações dos estudantes a partir da matemática acadêmica, instituindo controles sobre os textos legítimos e seus usos. Percebemos, inclusive, que o processo de recontextualização operado pelos professores implicam, muitas vezes, numa reorganização nas regras que permeiam os jogos de linguagem da matemática escolar.

Our objective was to identify and describe, as realizations of mathematical concepts are recontextualized, by a community of teachers who teach mathematics, for school math language games. For this purpose, we identify and analyse, through a qualitative approach and inspired by the Wittgensteinian notions of language games, rules and ways of life, as well as the notion of pedagogical recontextualization of Basil Bernstein, the discussions of teachers who teach mathematics, when you prepare a curricular material. As a result, we perceive that the professors recontextualized texts that regulate the behavior of symbols and words from the Mathematics Education Literature and texts that regulate the actions of students from academic mathematics, establishing controls over legitimate texts and their uses.

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Biografia do Autor

Airam da Silva Prado, Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela
Universidade Estadual de Feira de Santana (2010), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação
em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pela Universidade Federal da Bahia
e Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Atualmente, é doutoranda pelo mesmo
programa PPGEFHC/UFBA/UEFS. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e
Matemática (ENCIMA).

Andreia Maria Pereira de Oliveira, Departamento de Educação, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em
Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Educação
Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado
em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e
Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente, é professora adjunta da
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e é credenciada como professora
permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da
UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. 

Jonei Cerqueira Barbosa, Departamento de Educação, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade
Católica do Salvador (1997), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio pós-doutoral na London South
Bank University (2008-2009) e na University of London (2013-2014). É pesquisador
produtividade, nível 2, do CNPq. Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Educação
da Universidade Federal da Bahia e é credenciado como professor permanente no Programa
de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de
Ciências e Matemática (ENCIMA).

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Publicado

2020-01-31

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Artigos