Diferentes naturezas de recursos multimídia sob a perspectiva de professores de Matemática.

Rúbia Barcelos Amaral Zulatto, Ricardo Neves Biazzi

Resumo


No “Workshop para o uso de recursos educacionais multimídia no ensino de Matemática” foram exploradas quatros diferentes mídias: software, áudio, vídeo e experimentos, elaborados pelo Projeto M3 Matemática Multimídia. Tal projeto foi desenvolvido com o objetivo de produzir material didático para o Ensino Médio em formato digital. Nesse texto, vamos analisar, com base na perspectiva dos professores e com foco em dois recursos, como a natureza das mídias utilizadas na sala de aula pode condicionar a produção do conhecimento. Os experimentos possibilitam fazer medições e manipulações, por exemplo, enquanto o software permite simulação digital. Os resultados evidenciam que ambos são importantes no processo de aprendizagem matemática, mas têm natureza qualitativamente diferente, e explorar essa pluralidade propicia ao aluno vivenciar abordagens distintas de um mesmo conteúdo.

Abstract
In "Workshop on the use of multimedia educational resources in mathematics teaching" we explored four different media: software, audio, video and experiments, developed by the M3 Mathematics Multimidia Project, with the aim of producing teaching materials in format digital for high school. In this text, we will analyze, from the perspective of teachers and focus on two resources, the nature of media used in the classroom may affect the production of knowledge. With the experiments it is possible to make measurements and manipulations, for example, while software enables dynamic simulation. Both are important in learning mathematics, but have qualitatively different nature and explore this diversity allows the student to experience different approaches to the same content.
Keywords: Mathematics education, Media, Collective thinking.

Palavras-chave


Educação matemática, Mídia, Coletivo pensante.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA