TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO E ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS.

Autores

  • Sueli Liberatti Javaroni Faculdade de Ciências/UNESP/Bauru
  • Silvana Claudia dos Santos Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro.
  • Marcelo de Carvalho Borba Instituto de Geociências e Ciências Exatas/UNESP/Rio Claro.

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Coleta de Dados, Produção de Conhecimento.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o papel das tecnologias digitais no processo de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa. Apresentamos duas pesquisas, de cunho qualitativo, com objetivos e contextos distintos que ilustram o modo como os dados podem ser coletados utilizando-se de diferentes mídias e como elas podem moldar a análise do pesquisador, bem como os resultados da pesquisa. Apoiados em uma perspectiva teórica, na qual o conhecimento é produzido por um coletivo de seres-humanos-com-mídias, acreditamos que a tecnologia utilizada na produção e análise também condiciona os resultados da pesquisa. Assim, as tecnologias assumem papel fundamental no fazer pesquisa e no conhecimento científico gerado a partir dela. Abstract This article aims to discuss the role of digital technology in the process of collecting and analyzing data in qualitative research. We present two qualitative studies, with different objectives and contexts, that illustrate how data can be collected using different media and how they may shape the researcher's analysis and the results. Based on a theoretical perspective in which knowledge is seen as being produced by a collective of humans-with-media, as opposed to an individual or collective of humans, we believe that the technology used to produce knowledge and to analyze the data conditions the findings. Thus, technologies play a key role in doing research and the scientific knowledge generated from it. Key-words: Digital Technology, Data Collection, Knowledge Production.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sueli Liberatti Javaroni, Faculdade de Ciências/UNESP/Bauru

Docente do Departamento de Matematica da Faculdade de Ciencias/UNESP, campus de Bauru e docente do Programa de Pos-Graduação em Educação Matemática do IGCE/UNESP, campus de Rio Claro.

Silvana Claudia dos Santos, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro.

Licenciada em Matemática, mestre em Educação Matemática e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM).

Marcelo de Carvalho Borba, Instituto de Geociências e Ciências Exatas/UNESP/Rio Claro.

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do do IGCE/UNESP/Rio Claro.

Downloads

Publicado

2011-02-18

Edição

Seção

Artigos