Pesquisas brasileiras sobre formação de professores: estudos desenvolvidos a partir da TAD<br>Brazilian research on teacher training: studies developed from ATD

Autores

  • Cintia Melo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Aparecida Silva Cruz Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p720-736

Palavras-chave:

TAD, Formação de Professores, Pesquisas

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar um levantamento das dissertações e teses em Educação Matemática e Ensino da Matemática, tendo como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, mais precisamente as produções científicas que discutem a Formação de Professores sob a luz da referida teoria. Para isso, efetuou-se um levantamento em 13 Universidades que possuem em seu quadro docente membros do GT- 14 de Didática da Matemática. De um total de 1399 pesquisas, selecionamos 87 trabalhos que se fundamentavam pela TAD. Após esse primeiro levantamento, foi realizada a leitura desses trabalhos, identificando objetivos e questões norteadoras. Assim, foram selecionados 24 trabalhos, correspondendo a 27,6% do total, que versam sobre a Formação de Professores, sendo: 87,5% referente à Formação Continuada e 12,5% à Formação Inicial. Os resultados mostraram que a TAD tem sido utilizada, em grande parte, para analisar as praxeologias de professores de Matemática, assim como organizações matemáticas em livros didáticos. As pesquisas contemplaram diferentes modalidades de Licenciaturas em Matemática. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que, no Brasil, a TAD ainda não tem sido muito empregada no campo da Formação de Professores, e esse índice é bem menor quando se refere à formação do futuro professor.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.