Análise de Praxeologias em Avaliação Formativa em Ambientes Virtuais na Construção delimites de uma Função Real de uma Variável Real<br>Analysis of practices in formative evaluation in virtual environments in the construction of the concept of limits of a real function of a real variable

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p374-385

Palavras-chave:

Cálculo diferencial, avaliação formativa, limites.

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, e tem como objetivo analisar as práticas em avaliação formativa em aulas de cálculo diferencial e integral através de ambientes virtuais. Nosso foco é a incompreensão do conceito de limites, conceito este essencial para o curso de cálculo. Nossa lente teórica está alicerçada nos aportes da Teoria Antropológica do Didático; esta teoria apresenta elementos importantes para o desenvolvimento da pesquisa tais como as praxeologias, os ostensivos e não ostensivos. A nossa questão de investigação é como os estudantes reorganizarão as praxeologias relativas ao conceito de limites, numa organização didática, com a presença sistemática da avaliação formativa, tendo como suporte um ambiente virtual. Temos como hipótese que a atividade institucional somente se completa quando se dá ênfase à exploração dos momentos de trabalho da técnica e do tecnológico-teórico. A nossa abordagem metodológica está pautada na engenharia didática, que procura modelar teoricamente a investigação. E por fim, esperamos, com essa investigação, apresentar contribuições para o aprendizado de cálculo diferencial e integral bem como dialogar com pesquisas relacionadas com o tema.

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Biografia do Autor

Osnildo Andrade Carvalho, Instituto Federal da Bahia

Departamento de Ensino

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC)

Itamar Miranda da Silva, Universidade Federal do Acre

Centro de Educação, Letras e Artes - CELA

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.