Atividade de estudos e investigação sobre o sistema de numeração posicional na formação de professores dos anos iniciais

Raquel Soares do Rêgo Ferreira, José Messildo Viana Nunes, Renato Borges Guerra

Resumo


O referido trabalho trata de uma pesquisa empírica no âmbito da formação de professores dos anos iniciais e tem como metodologia a Atividade de Estudos e Investigação (AEI), um dispositivo didático que tem sido utilizado como metodologia de pesquisa no processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na didática da matemática no âmbito da formação de professores. O precursor desta metodologia foi Yves Chevallard com a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A proposta do AEI será por meio do Sistema de Numeração Posicional (SNP) na formação inicial de professores, esse conteúdo matemático tem suma importância na Educação Básica, principalmente nos anos iniciais. O trabalho apresenta o SNP como um problema concreto que pode ser desenvolvido a partir de atividades concretas. Ressaltamos também que o AEI é uma metodologia capaz de (re) construir conceitos matemáticos na formação de professores.


Palavras-chave


Atividade de Estudos e Investigação; Formação de Professores; Sistema de Numeração Posicional; Teoria Antropológica do Didático

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular

Comum: BNCC-APRESENTAÇÃO. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf .

Acesso em: 07 de Abr. 2018

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique. 1991.

CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, Vol 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.

CHEVALLARD, Y.; CIRADE, G. Pour une formation professionnelle d’université: éléments d’une problématique de rupture. Recherche et formation, Paris, n. 60, p. 51-62, mayo 2009.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In. Didática da Matemática: Reflexões Psicológicas. Org. PARRA, C; SAIZ, I. Editora Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

_____________. La TAD face au professeur de mathématiques. 2009. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=162 . Acesso em: 24 abr.

CARVALHO, M. Pedagogia e os Conteúdos Matemáticos: a Formação do Professor

dos Anos Iniciais e Educação Infantil. In Anais do IX ENEM. Belo Horizonte-MG, 2007.

CENCI, D.; BECKER , M. L. R.; MACKEDANZ, L. F. Produções Acadêmicas sobre o. Ensino do Sistema de Numeração Decimal: O Estado da Arte. Revista de Divulgação. Cientíca em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU Vol. 1, n. 1, p.29-41, 2015.

CORDEIRO R. M. A. ; GOMES C. R. A.. Formação de Professores para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Estudo de Caso da Licenciatura em Pedagogia. In Anais do X ENEM, Salvador-BA, 2010.

CURI, E. A Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental face às Novas Demandas Brasileiras. In VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife-PE, 2004.

FERNANDES, V. M. J. Revelações na Formação Inicial de Professores para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In Anais do XI ENEM. Curitiba-PR, 2013.

NASCIMENTO, J. C. P. Grupos Colaborativos na Formação do Professor para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Vivência com Alunos do Curso de Pedagogia no Âmbito do Programa Observatório da Educação. In Anais do XI ENEM, Curitiba-PR, 2013.

SANTALÓ, L.A. Matemática para não-matemáticos. In. Didática da Matemática: Reflexões Psicológicas. Org. PARRA, C; SAIZ, I. Editora Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SIERRA, A. D. Lo matemático en el diseño y analisis de organizaciones didácticas: los sistemas de numeración y la medida de magnitudes. (Tese de doutorado). Universidad Complutense de Madrid - Facultad de Educación, Departamento de Diáctica y Organización Escolar, Madrid 2006.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p274-288

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA